• JoomlaWorks Simple Image Rotator
Início Cooperação
Português (Brasil)English (United Kingdom)Español(Spanish Formal International)French (Fr)
Cooperação Imprimir

A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade de São Paulo, desde o início, contou com uma equipe multidisciplinar para o seu desenvolvimento e implantação. Para isto foram pesquisadas iniciativas semelhantes e referências relacionadas para um embasamento teórico.

Neste levantamento, encontrou-se o Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD), um consórcio diversas instituições que juntas desenvolveram a interface com o usuário e a Pesquisa & Desenvolvimento da proposta de nossa Biblioteca Digital. O NDLTD ofereceu todo suporte necessário para o desenvolvimento e implantação da nova Biblioteca Digital.

Como membro do NDLTD, a USP teve acesso e o direito de utilizar o pacote desenvolvido pela Virginia Tech (Virginia Polytechnic Institute and State University) para o gerenciamento e armazenamento de Teses e Dissertações Eletrônica (TDE). Este pacote utiliza softwares abertos de domínio público.

O pacote foi adaptado para o contexto da Universidade, integrando-se com o sistema administrativo da Pós-Graduação e com o sistema DEDALUS (Banco de Dados Bibliográficos da USP, mantido pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi). Esta adaptação também envolve uma atualização tecnológica do banco de dados e da linguagem utilizados.

Desde 2003, a USP faz parte da Biblioteca Brasileira de Digital de Teses e Dissertações, mantida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), do Ministério da Ciência e Tecnlogia, exportando as informações de suas teses e dissertações.

Estatísticas do sítio

Dissertações
Teses
Livre Docência

Copyright © 2024 Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Todos os direitos reservados.