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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2017.tde-15052017-112645
Documento
Autor
Nome completo
Edmundo da Silva Pedro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Kanamaru, Antonio Takao (Presidente)
Bernardes, Maria Eliza Mattosinho
Santos, Maria Cecilia Loschiavo dos
Título em português
O processo ensino-aprendizagem em curso superior tecnológico de moda como fator de mobilidade social
Palavras-chave em português
Competências
Educação
Formação profissional
Mobilidade social
Moda
Têxtil e vestuário
Resumo em português
A partir de 2000, a educação profissional vem ganhando cada vez mais notoriedade e atenção no contexto da educação brasileira. Os cursos técnicos passaram por um processo de renovação e melhor definição de seu papel e identidade tanto no âmbito da organização burocrática quanto da prática pedagógica e, no âmbito da Educação Superior, a vertente da tecnologia acrescentou diversidade e especialização ao panorama do ensino universitário brasileiro. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é contribuir para a análise sobre a educação tecnológica com ênfase na área de moda e vestuário. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com egressos do Curso Superior de Tecnologia em Produção de Vestuário do SENAI-SP, no período de 20011 a 2015, a partir da perspectiva de mobilidade social trazida pelo curso para seus estudantes. A hipótese aqui considerada é a de que o curso, formatado de acordo com o modelo de Educação Profissional por Competências adotado pelo SENAI, oferece a seus egressos uma possibilidade maior de mobilidade social, uma vez que o modelo pedagógico adotado, por um lado, propõe a construção do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades e competências de maneira autônoma por parte do educando, e por outro, oferece uma formação desenhada a partir das reais demandas profissionais do mercado
Título em inglês
The teaching-learning process in fashion technological superior course as a factor of social mobility
Palavras-chave em inglês
Education
Fashion
Skills
Social change
Textile and clothing
Training
Resumo em inglês
Since 2000, professional education has been gaining more and more attention and attention in the context of Brazilian education. The technical courses underwent a process of renewal and a better definition of their role and identity - both in the bureaucratic organization and in the pedagogical practice - and in the Higher Education area, the technology aspect added diversity and specialization to the panorama of Brazilian college education. In this context, the objective of this work is to contribute to the analysis on technological education with emphasis in the area of fashion and clothing. For that, a survey was carried out with graduates of the Superior Course of Technology in Clothing Production of SENAI-SP, from the period of 20011 to 2015, from the perspective of social mobility brought by the course for its students. The hypothesis considered here is that the course, formatted according to the model of Education by Competencies adopted by SENAI, offers its graduates a greater possibility of social mobility, since the pedagogical model adopted, on the one hand, proposes the construction of knowledge and the development of skills and competences in an autonomous way by the student, and on the other, offers a training designed from the real professional demands of the market
 
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Data de Publicação
2017-06-20
 
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