• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.102.2016.tde-01022016-172724
Documento
Autor
Nombre completo
Rogério Entringer
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2015
Director
Tribunal
Pinto, Gelson Almeida (Presidente)
Buffa, Ester
Suzuki, Marcelo
Título en portugués
A cruz e a quadra na arquitetura dos Jesuítas no Brasil: um discurso fotográfico
Palabras clave en portugués
Arquitetura
Fotografia
Jesuítas
Resumen en portugués
Este trabalho nasceu de um discurso fotográfico, isto é, a fotografia não só como uma ferramenta de pesquisa, mas também como um discurso visual, retraduzindo textos em imagens, e que nos revelou que a cruz e a quadra são as marcas da arquitetura da Companhia de Jesus. No primeiro capítulo pretendemos demonstrar que a cruz é o princípio norteador da simbologia dos jesuítas, apresentar quem eles eram, o que queriam, e porque vieram ao Brasil nos primórdios dos primeiros agenciamentos e ordenamentos. No segundo capítulo pretendemos demonstrar como a cruz é um traçado regulador que originou o pátio e a quadra, e o que isso simbolizou ao longo da história; e no terceiro capítulo demonstraremos como isso reflete na arquitetura jesuítica no Brasil. No quarto capítulo verificamos porque a cruz reguladora dos pátios e das quadras foram aplicados no Brasil e de que forma isso foi feito. Concluímos que a arquitetura dos jesuítas foi um lócus onde o modelo cultural, civilizador e educador implantado era o aristotélico-tomismo mesclado aos novos métodos modernos e inacianos tal como os Exercícios Espirituais, as Constituições Inacianas e a Ratio Studiorum, onde seu canteiro e seu desenho foram formas e meios de alcançar o objetivo maior que era tornar o indígena um cristão, a partir da catequese, e um homem, aos moldes europeus. E que no Brasil, entre 1549-1759, a santa linha reta, quadrada, armada, racional e ordeira, da cruz, foi o princípio norteador da concepção, espaço e elementos de uma arquitetura moderna, em quadra, como meio de domínio, conquista e conversão.
Título en inglés
The cross and the court in the architecture of the Jesuits in Brazil: a photographic discourse
Palabras clave en inglés
Architecture
Jesuits
Photography
Resumen en inglés
This work was born of a photographic discourse, that is, the photograph not only as a research tool, but also as a visual discourse, retranslates text in images, and revealed in the cross and the court are the hallmarks of the company's architecture Of Jesus. In the first chapter we intend to demonstrate that the cross is the guiding principle of the symbology of the Jesuits, to present who they were, what they wanted, and why they came to Brazil in the early days of the first assemblages and systems. In the second chapter we intend to demonstrate how the cross is a regulatory route that led to the patio and the court, and what it symbolized throughout history; and the third chapter will demonstrate how this reflects in Jesuit architecture in Brazil. In the fourth chapter we see because the regulatory cross the courtyards and the court were applied in Brazil and how this was done. We conclude that the architecture of the Jesuits was a locus where the cultural model, civilizing and deployed educator was the Aristotelian-Thomism merged to new and modern methods such as the Ignatian Spiritual Exercises, the Ignatian Constitutions and the Ratio Studiorum, where your site and its design They were ways and means to achieve the main objective which was to make the Indian a Christian from the catechism, and a man, the European way. And in Brazil, between 1549-1759, the holy straight, square, armed, rational and orderly, the cross, was the guiding principle of design, space and elements of modern architecture, on the court, as a means of domination, conquest and conversion.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2016-02-11
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.