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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.2018.tde-20181127-155244
Documento
Autor
Nome completo
Caetano Brugnaro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 1992
Orientador
Título em português
Estimativa do saldo do governo na comercialização de álcool carburante
Palavras-chave em português
COMBUSTÍVEIS
COMERCIALIZAÇÃO
ETANOL
PREÇOS
Resumo em português
A comercialização de álcool carburante no Brasil ocorre com a participação governamental, motivando uma polêmica sobre suas receitas líquidas. Os objetivos principais deste estudo são analisar as estruturas de formação dos preços dos combustíveis para estimar os saldos do Governo na comercialização de álcool carburante e desenvolver modelo matemático que possibilite estimar os saldos em cenários construídos a partir de hipóteses econômicas alternativas. As estruturas de preços analisadas foram as estabelecidas pelo Governo, nos níveis de produção, distribuição e varejo. As funções matemáticas de demanda total por combustíveis para transportes e de relação entre demandas por ó1eo diesel e ciclo otto foram ajustadas estatisticamente por um método de mínimos quadrados em três etapas. Utilizando-se projeções intuitivas, construíram-se três cenários (otimista, intermediário e pessimista), sobre os quais se aplicou o modelo matemático desenvolvido para estimar o saldo do Governo. Os resultados mostram que, no período 1981-90, os saldos foram sempre positivos. As projeções para o período 1991-95 revelam saldos positivos nos cenários otimista e intermediário, e saldos negativos a partir de 1992 no cenário pessimista.
Título em inglês
Government net income estimation in the fuel alcohol marketing
Resumo em inglês
Fuel alcohol marketing in Brazil is realized with governmental participation, arising a polemic about the government's net income. The main objectives of this study are to analyze the fuel price formation structures in order to estimate the governmental net income in fuel alcohol marketing and to develop a mathematical model to forecast these estimates under alternative economic scenarios. The price formation structures analyzed were those established by the government for production, delivery and retailing of fuel alcohol. The mathematical models of total fuel demand for transportation and for relations between diesel and otto-cycle fuel demands were statistically adjusted by a three pass least square method. By means of intuitive projections three scenarios were set-up an optimistic, an intermediary and a pessimistic and the mathematical model developed was applied to them. The results show that in the 1981-90 period the net income was always positive. The projection for the 1991-95 period shows positive net incomes in the optimistic and intermediary scenarios and negative net incomes starting from 1992 in the pessimistic scenario.
 
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BrugnaroCaetano.pdf (3.70 Mbytes)
Data de Publicação
2018-11-27
 
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