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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.2018.tde-20181127-155947
Documento
Autor
Nome completo
João Batista Padilha Júnior
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 1997
Orientador
Título em português
Estratégias de comercialização de soja frente ao risco de mercado
Palavras-chave em português
COMERCIALIZAÇÃO
EXPORTAÇÃO
RISCO DE MERCADO
SOJA
Resumo em português
A soja lidera a pauta de exportações brasileiras, mostrando a importância que a cultura apresenta como grande geradora de divisas para o nosso país e de renda aos produtores rurais. Entretanto, anualmente na época da comercialização da produção, os sojicultores defrontam-se com o dilema de"quanto"e"como"vender sua produção, devido as condições de risco e de incerteza do mercado brasileiro. O problema foi equacionado por um conjunto de estratégias de comercialização que foi otimizado por programação quadrática. Desta forma, obteve-se planos eficientes de comercialização da produção, maximizando a renda esperada pelo produtor para determinado nível de risco. A solução mais eficiente, obtida dentre todas as alternativas, indicou que os produtores deveriam armazenar a produção na época da colheita com posterior venda mensal fracionada. A composição de vendas ocorreria em abril, setembro, outubro, novembro e dezembro, onde 96,4% da comercialização concentraria-se nos últimos quatro meses do ano
Título em inglês
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Resumo em inglês
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Data de Publicação
2018-11-27
 
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