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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.2018.tde-20181127-160744
Documento
Autor
Nome completo
Maria Rita Padovani Zanlorenzi
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 1992
Orientador
Título em português
Os custos sociais da política comercial brasileira para a soja
Palavras-chave em português
CUSTOS SOCIAIS
MERCADO AGRÍCOLA
POLÍTICA COMERCIAL
SOJA
Resumo em português
O presente estudo teve por objetivo quantificar os custos sociais das intervenções do governo brasileiro nos mercados da soja em grão, do farelo e do óleo de soja no período 1970/1984. Para tanto, utilizamos o método dos excedentes do consumidor e do produtor. Construímos um modelo econométrico para gerar as estimativas necessárias ao cálculo dos excedentes. Os resultados obtidos indicam que os custos sociais (ou a perda de bem-estar social) decorrentes das intervenções nos mercados da soja em grão e do ó1eo de soja foram grandes em relação ao valor das exportações respectivas. No caso do farelo de soja, os custos sociais resultaram pequenos em relação ao valor das exportações. Em alguns anos do período não foi possível calcular os custos sociais devido à incoerência verificada entre os dados obtidos e a politica comercial do governo para os produtos em questão.
Título em inglês
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Resumo em inglês
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Data de Publicação
2018-11-27
 
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