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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.11.2018.tde-20181127-160902
Documento
Autor
Nome completo
Maura Seiko Tsutsui Esperancini Moreira
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 1991
Orientador
Título em português
Estacionalidade e concentração no mercado atacadista de frutas do estado de São Paulo
Palavras-chave em português
COMERCIALIZAÇÃO
FRUTAS
MERCADO ATACADISTA
PREÇOS AGRÍCOLAS
Resumo em português
Este trabalho tem por objetivo analisar aspectos da sazonal idade de preços de algumas frutas comercializadas no Estado de São Paulo. Alguns fatores que afetam a estimativa dos índices estacionais, como as taxas de inflação e o componente cíclico também foram analisados. Foi utilizado o método da média móvel centralizada para estimar estes índices. Procurou-se também avaliar o nível de concentração no mercado atacadista e de que forma este afeta a sazonalidade nos preços . O grau de concentração da comercialização foi determinado através de três indicadores de concentração: Índice de Hirschmann-Herfindahl, parcela detida pelas quatro maiores (C4) e pelas oito maiores firmas (CB) . A influência da concentração da comercialização nos índices estacionais foi analisada através da determinação das políticas de margens adotadas pelos atacadistas e o comportamento dos índices sazonais a nível do atacado e do produtor. Os resultados obtidos mostram que as taxas de inflação podem afetar a estimativa dos índices quando estas são elevadas em relação ao estacionais componente estacionaI, ao mesmo tempo em que se verificam períodos restritos de oferta, como ocorre com determinadas estacionais . Nestes casos o deflacionamento se faz necessário, caso contrário, os índices estacionais podem estar super ou subestimados, principalmente nos meses iniciais e finais de safra. Além disso, o deflacionamento não afetou o modelo escolhido. Não foi detectada a presença do componente cíclico de modo que este também não afetou o modelo escolhido. Os resultados mostraram também que os principais fatores que afetam a sazonal idade dos preços das frutas analisadas são: temperatura, oferta de outras frutas, quantidade ofertada e aumento da demanda. A influência da concentração da comercialização nos índices estacionais verifica-se na medida permite aos intermediários imporem uma política de margens rígidas. Isto faz com que as variações de preços em que margens verificadas no atacado não sejam transmitidas de forma proporcional aos produtores. alterando os índices de variação esta- cionaI de preços ao produtor em relação ao atacado. Quando além da margem fixa, os intermediários impõem uma porcentagem sobre os preços pagos, os índices estacionais ao produtor e ao atacado são semelhantes
Título em inglês
Seasonality and concentration in fruits whosale market in the state of São Paulo
Resumo em inglês
This study intends to analyse price seasonality of some fruits commercialized in the State of São Paulo. Some factors, which are expected to influence seasonal variation indices, such as cylcIic component and inflationary rates, were also analysed. The centered moving average method was used in order to estimate these indices . The concentration leveI of fruits wholesale marketing and the way it affects the price seasonality were also analysed. The concentration marketing degree was determined through three indicators: Hirschmann-Herfindahl Index, trade shared by the four greatest firms (C 4 ) and trade shared by the eight greatest firms (C8). The influence of concentration marketing in seasonal indices was analysed determining the margins policy adopted by the wholesalers and the behavior of the seasonal indices at wholesale and farm leveI . The obtained results showed that inflationary rates affect the seasonal indices when the first is as high as the seasonal component, and the analysed product presents restrict supply period, like some seasonal fruits. In these cases, the deflation is adviced, otherwise seasonal indices can be over or understimated, mainly for first and last months of supply period. Further, the deflation did not affect the chosen method. Cyclical movements were not observed in data series, therefore they did not affect the chosen method. The results also showed that main factors that affect the price seasonality of selected fruits are: temperature , other fruits suppIy , supplied quantity, and demand increase . The concentration of fruits marketing can affect price seasonal indices as it provides conditions to wholesalers impose a rigid margin policy. This kind of policy makes price variation at wholesale leveI be transmit more than proportionaIy to farm leveI, changing the indices of price seasonality in the farm leveI relatively to wholesale leveI indices. If wholesalers impose a porcentual margin upon the farm prices in addition to a rigid margin, the indices observed at farm leveI and wholesale leveI are similar.
 
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Data de Publicação
2018-11-27
 
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