Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.2004.tde-30082004-151941
Documento
Autor
Nombre completo
Rosycler Cristina Santos Simão
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Piracicaba, 2004
Director
Tribunal
Hoffmann, Rodolfo (Presidente)
Correa, Angela Maria Cassavia Jorge
Kassouf, Ana Lucia
Título en portugués
Distribuição de renda e pobreza no estado de Minas Gerais.
Palabras clave en portugués
desigualdade de renda
distribuição de renda
Minas Gerais
pobreza
Resumen en portugués
Minas Gerais é um dos estados que mais se destaca pelas disparidades regionais.
Coexistem no estado regiões dinâmicas e modernas em contraste com regiões atrasadas
e estagnadas. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi de analisar a distribuição de
renda e pobreza em Minas Gerais, destacando as desigualdades regionais do estado,
considerando a divisão do estado em 12 mesorregiões. Cada mesorregião apresenta um
nível de desenvolvimento medido pelo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal
(IDH-M). Para a análise foram usadas medidas de desigualdade, medidas de posição e
modelos de regressão múltipla. A principal base de dados utilizada é o Censo
Demográfico de 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Para o
cumprimento dos objetivos, foram analisados dois tipos de distribuição: do rendimento
domiciliar per capita e das pessoas ocupadas com rendimento. Verificou-se que a
desigualdade da distribuição da renda domiciliar per capita tende a ser menor nas
mesorregiões mais desenvolvidas do que nas mesorregiões menos desenvolvidas. O
rendimento domiciliar per capita foi dividido em 7componentes: rendimento do trabalho
principal; rendimento demais trabalhos; aposentadorias e pensões; aluguéis; pensão
alimentícia, mesada, doação; renda mínima, bolsa escola, seguro desemprego e outros
rendimentos. Dessas 7 parcelas, 3 delas (rendimento trabalho principal, aposentadorias e
pensões e renda mínima/bolsa escola e seguro desemprego) contribuem para diminuir a desigualdade, enquanto as 4 restantes (demais trabalhos, aluguéis, pensão
alimentícia/mesada/doação e outros rendimentos) contribuem para aumentar a
desigualdade. Na análise regional, constatou-se que as razões de concentração do
rendimento do trabalho principal e dos aluguéis estão negativamente correlacionados
com o nível de desenvolvimento das mesorregiões, medido pelo IDH-M. Por outro lado,
as razões de concentração do rendimento dos demais trabalhos e de outros rendimentos
estão positivamente correlacionados com o nível de desenvolvimento regional. Na
mensuração da pobreza observou-se que as mesorregiões Jequitinhonha, Vale do Mucuri
e Norte de Minas estão em situação crítica de pobreza, sendo que mais da metade da
população é considerada pobre. O número de pessoas pobres atendidas pelos programas
de renda mínima, bolsa escola e seguro desemprego nessas mesorregiões é ainda
pequeno, sugerindo a expansão desses benefícios. Analisando a distribuição do
rendimento das pessoas ocupadas, observou-se que a educação se destaca como o
principal condicionante da desigualdade entre elas. Também foi destacado que a taxa de
retorno da educação não é constante para todos os níveis de escolaridade. Notou-se que,
além da taxa de retorno da educação ter acréscimos maiores com a obtenção de um
diploma, há um nítido aumento nessa taxa a partir dos 10 anos, devido ao "threshold
effect". Observou-se que a taxa de retorno da educação está relacionada com a
participação do setor de serviços nas mesorregiões, mas não se constatou a existência de
uma relação monotônica entre essa taxa e o nível de desenvolvimento das mesorregiões.
Título en inglés
Income distribution and poverty in the state of Minas Gerais.
Palabras clave en inglés
income distribution
income inequality
Minas Gerais
poverty
Resumen en inglés
Minas Gerais is one of the states that shows large differences among regions. On
the one hand, there are dinamic and modern regions; on the other hand, backward and
stagnated ones. In this context, the aim of this study was to analyze income distribution
and povety in Minas Gerais, focusing on the regional inequalities in the state, dividing
the state into 12 regions. The level of development of each region was measured by the
Municipal Human Development Index. To carry out the analysis, measures of
inequality, measures of position and multiple regression models were used. The main
database used is the Demographic Census of 2000 from the Brazilian Institute of
Geography and Statistics. Two types of income were considered: per capita household
income and earnings of employed workers. It was noticed that the inequality of the per
capita household income distribution tends to be smaller in more developed regions than
in the less developed ones. The household income was divided into 7 components:
earnings from the main job; earnings from other jobs; pensions; rents; alimony and
donations; government income transfers and other incomes. Out of these 7 components,
three of them ( earnings from the main job, pensions and government income transfer)
contribute to reduce inequality, while the other 4 (earnings from other jobs, rents, alimony/donations and other incomes) contribute to increase inequality. In the regional
analysis, it was observed that the concentration ratios of earnings from the main job and
rents are negatively related to the level of development of the regions, measured by
IDH-M. On the other hand, concentration ratios of earnings from other jobs and from
other incomes are positively related to the level of regional development. In measuring
poverty, it was noticed that the regions of Jequitinhonha, Vale do Mucuri and North of
Minas Gerais are in a critical condition of poverty, with the majority of the population
considered poor. The number of poor people assisted by the government income
transfers programs in these regions is still too small, suggesting the expansion of such
benefits. Analysing income distribution of employed people, it was observed that
education is as the main determinant inequality. It was also highlighted that the
education return rate is not constant for all levels of education. It was observed that,
besides being higher at levels that correspond to a diploma, the education return rate
shows an expressive increase from 10 years on, due to a "threshold effect". It was
noticed that the education return rate is related to the participation of the service sector
in the regions, but the dada did not show the existence of a monotonic relation between
this rate and the level of development of the regions.
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Fecha de Publicación
2004-08-30