• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.11.2018.tde-20181127-155700
Documento
Autor
Nome completo
Fernando Storniolo Adegas
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 1994
Orientador
Título em português
Efeitos de diferentes sistemas de preparo antecipado do solo e herbicidas de manejo na infestação de plantas daninhas e na cultura do algodoeiro (Gossypium hirsutum L. var. latifolium hutch)
Palavras-chave em português
ALGODÃO
HERBICIDAS
PLANTAS DANINHAS
PREPARO DO SOLO
Resumo em português
Estudou-se a infestação por plantas daninhas e o comportamento da cultura do algodoeiro, variedade IAC-20, comparando-se três sistemas de preparo antecipado do solo, integrado à aplicação de três diferentes herbicidas de manejo. O experimento foi instalado em um Latossolo Vermelho-Amarelo Distrófico, no Município de Piracicaba - SP, Brasil. Os três tratamentos de preparo do solo, instalados 45 dias antes do plantio da cultura, consistiram de: aração com grade aradora, à profundidade média de 13,2 cm; incorporação de restos vegetais com grade aradora seguido de aração com arado de discos, à profundidade média de 26,9 cm; aração com arado de discos, à profundidade média de 23,6 cm. Os três herbicidas de manejo, aplicados sete dias antes do plantio da cultura, foram: paraquat (0,6 kg i.a./ha); paraquat+diuron (0,6+0,3 kg i.a./ha); glyphosate (1,08 kg i.a./ha), com dois tratamentos testemunhas, com e sem controle das plantas daninhas. O delineamento experimental foi o de 4 blocos ao acaso em parcelas subdivididas. Nas parcelas foram instalados os tratamentos de preparo antecipado, enquanto que as subparcelas receberam os tratamentos de manejo das plantas daninhas com herbicidas. A avaliação do experimento com relação à incidência de plantas daninhas, foi feita através de contagens periódicas, peso da biomassa seca e avaliações visuais; sendo que, na cultura do algodão foi realizada a determinação de diversas características fitotécnicas e tecnológicas das fibras, e produção de algodão em caroço. O preparo de solo mais profundo, obtido no conjunto grade aradora<>arado, resultou em menor infestação de plantas daninhas do que o preparo mais superficial, obtido pela utilização isolada da grade aradora. Glyphosate apresentou controle superior ao paraquat e paraquat+diuron para Digitaria horizontalis e Lyperus rotundus, sendo que para as demais plantas daninhas os resultados não mostraram diferenças significativas entre os herbicidas aplicados. A aplicação do herbicida de manejo isoladamente não foi suficiente para o controle eficiente das plantas daninhas durante todo o ciclo da cultura. A mato-interferência causou alterações nas características fitotécnicas do algodoeiro, reduzindo sua altura, diâmetro do caule, número de ramos produtivos, número de capulhos por planta, peso de um capulho, peso de 100 sementes e sua precocidade e, aumentando a altura de inserção do prímeiro ramo produtivo e o tempo de ocorrência do primeiro capulho. A porcentagem de fibras não foi alterada. A qualidade das fibras de algodão foi prejudicada pela mato-interferência, com depreciação no comprimento, finura, tenacidade, uniformidade e maturidade. Maiores produções de algodão em caroço foram obtidas nos tratamentos com menor infestação de plantas daninhas.
Título em inglês
not available
Resumo em inglês
not available
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2018-11-27
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.