• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.2018.tde-20181127-155224
Document
Author
Full name
Adriana Ramos de Miranda
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
Piracicaba, 2002
Supervisor
Title in Portuguese
Avaliação das frações fibrosa, protéica e cinza do capim Tanzânia (Panicum maximum Jacq.) irrigado, com três intensidades de pastejo
Keywords in Portuguese
CAPIM-TANZÂNIA
ESPECTROFOTOMETRIA
FIBRAS VEGETAIS
IRRIGAÇÃO
PASTEJO
PROTEÍNAS DE PLANTAS
Abstract in Portuguese
Amostras de capim Tanzânia (Panicum maximum Jacq.) estabelecido em área irrigada através de pivô central, foram coletadas e avaliadas segundo a técnica NIRS para FDN, FDA, PB e CZ. Os tratamentos consistiram de três intensidades de pastejo: alta, média e baixa, e para cada tratamento foram alocadas doze parcelas de 1330 m2 distribuídas em quatro blocos, sendo cada parcela subdividida em três piquetes para facilitar o manejo. O ensaio consistiu de dez ciclos de pastejo entre outubro de 1999 e outubro de 2000, e as avaliações foram feitas considerando-se também quatro partes distintas da planta: broto, folha nova, folha velha e haste. Os teores de FDN e FDA foram significativamente menores e as de PB significativamente maiores (P<0,05) no tratamento de alta intensidade de pastejo (64,33; 33,37 e 13,83% na MS respectivamente) quando comparadas aos valores obtidos nos tratamentos de média (66,52; 34,78 e 12,32% na MS respectivamente) e baixa (66,93; 35,13 e 11,96% na MS respectivamente) intensidade. As maiores concentrações de FDN e FDA e as menores de PB foram encontradas, para todos os tratamentos, nos primeiros ciclos de pastejo, que correspondem ao período de primavera e verão. Os valores de FDN obtidos ao longo dos dez ciclos de pastejos demonstram a influência da elevada participação das hastes a partir do ciclo 4 (meados de fevereiro). Quanto aos teores de PB, as quatro partes tiveram comportamento semelhante ao longo dos ciclos de pastejo, sendo que apenas a haste apresentou teores significativamente inferiores deste parâmetro. A técnica NIRS se mostrou satisfatória para predizer os parâmetros bromatológicos analisados.
Title in English
not available
Abstract in English
not available
 
WARNING - Viewing this document is conditioned on your acceptance of the following terms of use:
This document is only for private use for research and teaching activities. Reproduction for commercial use is forbidden. This rights cover the whole data about this document as well as its contents. Any uses or copies of this document in whole or in part must include the author's name.
Publishing Date
2018-11-27
 
WARNING: Learn what derived works are clicking here.
All rights of the thesis/dissertation are from the authors
CeTI-SC/STI
Digital Library of Theses and Dissertations of USP. Copyright © 2001-2024. All rights reserved.