• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.11.2018.tde-20181127-160748
Documento
Autor
Nome completo
Marcela Ribeiro Abbado
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 1995
Orientador
Título em português
Estabelecimento de capim elefante (Pennisetum purpureum Shum.) em áreas de Brachiaria decumbens Stapf. explorando o potencial alelopático de leguminosas tropicais
Palavras-chave em português
ALELOPATIA
CAPIM BRAQUIÁRIA
CAPIM ELEFANTE
LEGUMINOSAS TROPICAIS
PASTAGENS
Resumo em português
O presente trabalho foi realizado com objetivo de avaliar os possíveis efeitos alelopáticos de leguminosas tropicais sobre a germinação e crescimento de plantas de braquiária decumbens (Brachiaria decumbens Stapf.), no estabelecimento do capim elefante (Pennnisetum purpureum Shum. cv.Napier). As leguminosas testadas foram: Crotalária (Crotalaria juncea), Guandu (Cajanus cajan), Feijão-de-porco (Canavalia ensiformis), Labe labe (Lablab purpureus cv. Rongai) e Mucuna preta (Mucuna aterrima). Realizou-se um ensaio no campo, dois em casa-de-vegetação e um no laboratório de sementes. No ensaio de campo, após 105 dias do plantio dessas leguminosas em uma área que era pastagem de B. decumbens, aplicaram-se dois tratamentos: Incorporado ou Mulching. No incorporado as leguminosas foram incorporadas com microtrator e no mu1ching estas foram deixadas como cobertura morta. Em seguida plantou-se o capim elefante e avaliou-se a infestação de B. decumbens na área do capim elefante recém implantada. Em casa-de-vegetação, testou-se o efeito dos diversos extratos dessas leguminosas sobre a germinação e crescimento de plântulas de B. decumbens. Os extratos foram aplicados nas seguintes concentrações: 100%, 75%, 50%, 25% e água destilada. Testou-se também em casa-de-vegetação, o efeito da profundidade de semeadura da B. decumbens sobre a sua germinação e crescimento. No laboratório de sementes conduziu-se um ensaio com o objetivo de se avaliar os efeitos alelopáticos das leguminosas cultivadas no campo sobre a germinação das sementes e crescimento de plântulas de B. decumbens sob condições controladas. As concentrações dos extratos foram as mesmas utilizadas no experimento de casa-de-vegetação. Constatou-se através de experimentos em laboratório que a crotalária e o labe labe apresentam efeitos alelopáticos sobre a germiinação, comprimento da radícula e produção de matéria seca da B. decumbens. Entretanto quando os extratos de leguminosas foram aplicados em vasos sob condições de casa-de-vegetação observou-se que somente houve efeito alelopático sobre a germinação e sobre o desenvolvimento radicular. Nos trabalhos de campo observou-se que a incorporação do adubo verde foi mais eficiente no controle da braquiária do que o uso das leguminosas em cobertura morta. O efeito da incorporação sobre o controle da B. decumbens foi acentuado durante todo o período experimental entretanto após 73 dias do plantio do capim elefante observou-se que o comportamento da braquiária foi semelhante no tratamento incorporado e no de cobertura morta. A crotalária, labe labe e a mucuna preta apresentaram melhor controle sobre a B. decumbens após o período de 73 dias indicando, provavelmente, um efeito alelopático sobre o perfilhamento e produção de matéria seca da gramínea. Nas áreas plantadas com crotalária o capim elefante apresentou maior desenvolvimento.
Título em inglês
not available
Resumo em inglês
not available
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2018-11-27
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.