• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.11.2018.tde-20181127-155844
Documento
Autor
Nome completo
Joao Luis Zocoler
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 1994
Orientador
Título em português
Custos da irrigação por aspersão convencional em função da pressão de operação, diâmetros dos bocais e espaçamentos dos aspersores
Palavras-chave em português
ASPERSORES
CUSTOS
ESPAÇAMENTO
IRRIGAÇÃO POR ASPERSÃO
Resumo em português
O objetivo do presente trabalho foi propor um novo enfoque na determinação de custos da irrigação por aspersão convencional, bem como analisar a influência da pressão de operação, diâmetros dos bocais e espaçamentos dos aspersores (na linha lateral e entre linhas laterais) na uniformidade de distribuição de água e no custo anual total do sistema. A uniformidade de distribuição foi avaliada pelo coeficiente de uniformidade de Christiansen (CUC), tendo sido simuladas combinações de espaçamentos dos aspersores a partir do perfil de distribuição de um aspersor operando isoladamente. Já o custo anual total do sistema por hectare irrigado (CAT) em cada condição de pressão de operação, diâmetro dos bocais e espaçamentos dos efetuou-se pela soma dos gastos com aspersores bombeamento; mão-de-obra; manutenção e reparos; e equipamentos, sendo os últimos obtidos pelo somatório de funções do tipo potência para cada equipamento. Os resultados indicaram que o CUC foi influenciado significativamente pelas combinações de espaçamentos, diâmetros dos bocais e pressão de operação, enquanto o CAT foi influenciado somente pela combinação de espaçamentos e pela pressão de operação. Na média, o CUC reduziu à medida que se ampliaram os espaçamentos dos aspersores e quando se diminuíram os diâmetros dos bocais. Já o CAT, na média, aumentou ligeiramente quando se aumentou a distância dos aspersores somente na linha lateral, e reduziu acentuadamente quando se aumentou a distância somente entre linhas laterais. Também, na média, ocorreu um aumento do CAT com o acréscimo da pressão de operação. Uma regressão linear relacionando o CUC (variável independente) com o CAT (variável dependente) foi significativa, porém apresentou um coeficiente de determinação muito baixo.
Título em inglês
not available
Resumo em inglês
not available
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
ZocolerJoaoLuis.pdf (4.14 Mbytes)
Data de Publicação
2018-11-27
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.