• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.11.2018.tde-20181127-155135
Documento
Autor
Nome completo
Elizabeth Basso Bernardi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 1992
Orientador
Título em português
Comparação de dietas artificiais para criação de Corcyra cephalonica (Stainton, 1865) (Lep., Pyralldae), visando a produção de Trichogramma
Palavras-chave em português

CONTROLE BIOLÓGICO
CRIAÇÃO MASSAL
DIETA ARTIFICIAL
INSETOS PARASITOIDES
TRAÇA
Resumo em português
Desenvolveu-se a presente pesquisa com o objetivo de se determinar, baseando-se em estudos biológicos e nutricionais, uma dieta adequada para criação de Corcyra cephalonica (Stainton, 1865) em laboratório, que permita a multiplicação deste hospedeiro alternativo para produção de Trichogramma. A pesquisa foi conduzida a 25 ± 2°C; UR 60 ± 10% e fotofase de 14 h. Foram comparadas 6 dietas artificiais (ingredientes expressos em partes): a) farinha de trigo integral (48,5), arroz triturado (48,5) e açúcar (3 ); b) arroz triturado (97) e açúcar (3); c) farinha de trigo integral (48,5), farinha de arroz (48,5) e açúcar (3) ; d) farinha de trigo integral (97) e levedura de cerveja (3); e) germe-de-trigo (97) e levedura de cerveja (3); f) farelo-de- arroz (94), açúcar (3) e levedura de cerveja (3). Os estudos comparativos foram baseados na medição de parâmetros biológicos de C. cephalonica nas 6 dietas utilizadas, bem como na avaliação do efeito da nutrição nos ovos produzidos sobre o parasitismo por Trichogramma pretiosum Riley, 1879. Todas as dietas estudadas permitiram o desenvolvimento de C. cephalonica, embora as dietas à base germe-de-trigo e levedura de cerveja e aquela composta de farelo-de-arroz, açúcar e levedura de cerveja tenham sido as mais adequadas para criação da traça. Elas reduziram o ciclo total (ovo-adulto), concentraram o período de postura e deram origem a adultos mais pesados. Nestes meios foram obtidos, através do estudo de tabelas de vida de fertilidade, maiores taxas liquidas de reprodução (Ro) e razão finita de aumento (λ). Os ovos, obtidos de adultos criados nestas dietas, exerceram atração ao T. pretiosum, permitindo um bom desenvolvimento do parasitóide. Em geral, a nutrição afetou o parasitismo por T. pretiosum, especialmente a duração do ciclo de vida.
Título em inglês
not available
Resumo em inglês
not available
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2018-11-27
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.