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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.2018.tde-20181127-161746
Documento
Autor
Nome completo
Márcia Celestino Macedo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 2002
Orientador
Título em português
Educação ambiental em empresas do setor florestal no Brasil
Palavras-chave em português
ADMINISTRAÇÃO FLORESTAL
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
INDÚSTRIA FLORESTAL
Resumo em português
O presente trabalho analisa os programas de educação ambiental executados por empresas do setor florestal, visando contribuir para o seu aprimoramento. A pesquisa objetivou demonstrar a relevância da educação ambiental na implementação dos Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) e justificar porque esses programas não devem ser tratados apenas de maneira pontual. Utilizou-se 4 procedimentos para o levantamento dos dados: pesquisa documental ou análise documental, pesquisa bibliográfica, observação direta intensiva através de entrevistas e observação direta extensiva do tipo questionário. A análise dos dados coletados revela maneiras muito diversas de pensar e de atuar com a educação ambiental, entre as empresas estudadas. No detalhamento dos procedimentos adotados verifica-se que as empresas utilizam a educação ambiental sem procurar aprimorar essa prática ou tentar integrá-la aos seus procedimentos de gestão. Como conclusões e recomendações do trabalho destaca-se ser de suma importância que o desenvolvimento dos programas de educação ambiental objetivem uma interação do público interno (funcionários, fornecedores, etc) e público externo (população do entorno, consumidores, etc). Os profissionais que trabalham com educação ambiental devem estar conectados em profundidade com todos os elementos, estruturas e funções dos diferentes temas abordados, que incluem, necessariamente, uma preocupação com os direitos humanos. Os programas de educação ambiental devem ter a preocupação de gerar continuidade às atividades realizadas, favorecendo o surgimento de situações para reflexão e auto-conhecimento. Os processos de avaliação são essenciais na medida em que podem propiciar discussões organizadas sobre ideias e sentimentos, facilitando a compreensão dos temas estudados e favorecendo o desenvolvimento do programa. Estes programas, quando implementados pelas empresas, podem contribuir para a obtenção da certificação ambiental, e devem objetivar a compreensão do sentido dos valores sociais e a conquista de um sentimento de profundo interesse pelo meio ambiente, de forma a contribuir para a sua proteção e qualidade. Estabelecendo-se como prioridade a educação ambiental na administração das empresas, pode-se, a partir de um planejamento consciente e adequado, envolver a participação de todos em um conjunto de ações sistematizadas e integradas que, certamente, contribuirão para o efetivo sucesso do programa de educação ambiental e do próprio Sistema de Gestão Ambiental (SGA).
Título em inglês
not available
Resumo em inglês
not available
 
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Data de Publicação
2018-11-27
 
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