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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.12.2019.tde-05092019-121428
Documento
Autor
Nome completo
Bernardo Ostrovski
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Corbi, Raphael Bottura (Presidente)
Forquesato, Pedro Henrique Thibes
Meloni, Luís Eduardo Negrão
Nishijima, Marislei
Título em português
Não é só um jogo: futebol como canal para a violência
Palavras-chave em português
Economia do crime
Futebol
Mercado de apostas
Regressão de Poisson
Violência
Resumo em português
Este trabalho estuda o impacto de choques emocionais induzidos por resultados de jogos de futebol entre 2006 e 2016 no Brasil no comportamento violento dos indivíduos. Assume-se que o risco de violência pode ser modelado como função dos resultados das partidas. A hipótese chave é de que condicionando pelas probabilidades de vitória atribuídas aos times antes dos jogos, dadas pelos mercados de apostas, os resultados das partidas podem ser interpretados como aleatórios. Utiliza-se o fato de que torcidas de times de futebol do Brasil estão bem espalhadas ao longo dos municípios do país (e não apenas restritas ao estado de origem do time) para captar a proporção de pessoas atingidas por choques emocionais causados por partidas de futebol em determinado dia. O choque emocional é construído pela diferença entre a proporção de pessoas no município atingidas por choques positivos e a proporção atingida por choques negativos. Considera-se um choque o resultado da partida que foi muito diferente do previsto pelo mercado de apostas. O resultado encontrado indica que cada ponto percentual a mais no número de pessoas recebendo um choque negativo em determinado município eleva o número esperado de mortes por agressão em 0,08%. A análise extensiva do modelo indica que o efeito é mais intenso para óbitos masculinos, principalmente àqueles ocorridos na rua. O número de mortes femininas ocorridas em casa aumenta de forma significante diante de choques negativos.
Título em inglês
Isn't only a game: football as a channel to violence
Palavras-chave em inglês
Betting market
Crime economics
Poisson regression
Soccer
Violence
Resumo em inglês
This project studies the impact of emotional shocks induced by the results of brazilian soccer games in the period from 2006 from 2016 in the violent behavior of individuals. I assume the risk of violence being a function of the soccer games results. The key hypotesis is that conditional on the implied probabilities given by betting markets before the game, the actual results can be seen as random. I use the fact of soccer clubs distribution along the country being very spread, not only concentrated in the local state of the club (as happens in the NFL distribution of supporters) so I can mesure the proportion of people being affected by emotional shocks induced by soccer games in a given day. The emotional shock is given by the difference between the amount of individuals affected by positive shocks and the amount affected by negative shocks. I consider a schock when the result of the match differs from the predicted by the beting markets. The baseline result indicates that each 1 p.p. in the number of individuals receiving negative shocks in a given municipallity elevates the expected number of deaths caused by agressions in 0.08%. The model extension analysis indicates that the effect is more intensive for men death, mainly the ones occuring in the streets. The number of women deaths occuring at home elevates significantly when a negative shock occurs.
 
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CorrigidoBernardo.pdf (816.85 Kbytes)
Data de Publicação
2019-09-10
 
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