• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.1996.tde-17102008-151441
Documento
Autor
Nombre completo
Anja Pratschke
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 1996
Director
Tribunal
Rizek, Cibele Saliba (Presidente)
D'Agostino, Mario Henrique Simão
Grossmann, Martin
Título en portugués
Configurações do vazio: arquitetura e não-lugar
Palabras clave en portugués
Arquitetura contemporânea
Berlim
Osaka
São Paulo
Tokyo
Vazio
Resumen en portugués
Encontramos-nos em um momento histórico que privilegia a rediscussão de certos conceitos referentes a diversas áreas do conhecimento, indo da arte à biologia, da filosofia à matemática, passando pela arquitetura. Entre estas diversas questões atuais, este trabalho escolhe a do vazio como assunto central, tratado em duas instâncias: uma, as suas configurações urbanas; a outra, seu papel como elemento conceitual na arquitetura contemporânea. Escolhendo projetos de arquitetura que incluem tais questionamentos entre suas preocupações centrais, quer-se evidenciar a relação de interdependência e de enriquecimento mútuo entre dois tipos de vazio: os resultantes da dinâmica urbana tipicamente metropolitana, e aqueles concebidos no processo projetual de arquitetura. Através de cinco projetos, assinados por cinco arquitetos contemporâneos em quatro diferentes metrópoles, mostra-se o papel específico de cada um destes vazios. Além disso, a primeira parte aborda a questão da memória e da temporalidade, em São Paulo. A segunda parte trata do fim da história única, em Berlim, segundo a definição hegeliana. Finalmente, a terceira parte, relativa às cidades japonesas de Osaka e Tokyo, procura discutir a concepção japonesa do vazio, ligada a noção da efemeridade, e o conceito japonês de superposição de tempo e espaço.O trabalho é apresentado sob forma de uma narrativa interrompida, resultante do percurso pessoal da autora, e ligada por uma trama invisivél que seria, em última instância, o próprio vazio. O trabalho porcura também entender os elementos específicos de nossa época, atraves da arquitetura e do urbanismo, em relação com a literatura, a filosofia e a arte. Busca ainda, esboçar representações da situação selvagem das metrópoles contemporâneas com a ajuda de projetos emblemáticas.
Título en inglés
Configurations of the void: architecture and no-place
Palabras clave en inglés
Architecture
Berlin
Osaka
Sao Paulo
Tokyo
Void
Resumen en inglés
We are living today a moment that favours the rediscussion of some concepts concerning several domains of knowledge, ranging from art to biology, from philosophy to mathematics, to architecture. Amidst these questions, this work chooses that of the void´s role as its central one, which will be treated in two instances: as an urban configuration, and as a conceptual contemporary architectural element. Selecting architectural projects, in which one of the basic criteria is the void´s problematic, this work wants to make clear the relationship in a form of interdependence and mutual enrichment between voids, either ebing a result of an urbain metropolitain dynamic, or those architecturaly conceived. Throughout five projects, signed by five contemporary architects within four metropolises, we try to show the specific role of each void. Furthermore, the first part will approach the questions of memory and temporality at São Paulo. The second part treats the end of the unique history as defined by Hegel, in Berlin. Finaly the third part, concerning the cities of Osaka and Tokyo aimes the discussion on the japanese conception of void, related to the notion of ephemerality in the metropolis, and presents the japanese concept of superposition of time and space. This work is presented as an interrupted narrative, as a result of the author´s own journey and connected by an unvisible frame, which is eventually the void itself. It tries to understand the elements specific to architetcure and urbanism, related to literature, philosophy and art. At the same time, it aims sketching representations of the selvage situation of contemporary metropolises through emblematic architectural projects.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
anja.pdf (5.17 Mbytes)
Fecha de Publicación
2008-10-23
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.