Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.22.2003.tde-19102004-150714
Documento
Autor
Nome completo
Maria Cristina Cescatto Bobroff
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2003
Orientador
Banca examinadora
Ruffino, Marcia Caron (Presidente)
Dupas, Giselle
Jalles, Cristina Marcia Caron Ruffino
Título em português
"Identificação de comportamentos de cuidado afetivo-expressivos no aluno de enfermagem: construção de instrumentos"
Palavras-chave em português
avaliação educacional
comportamento
cuidados de
enfermagem
enfermagem
ensino de enfermagem
Resumo em português
O cuidado de enfermagem faz parte de um processo de inter-relações
entre o cuidador e paciente, por meio de ações e atitudes imbuídas de
conhecimento científico, acompanhadas em maior ou menor grau de
comportamentos que propiciam estas inter-relações. Estes comportamentos
têm sido citados na literatura como os aspectos afetivos e expressivos. Nos
cursos de graduação em enfermagem as atenções são direcionadas para o
ensino do cuidado técnico-instrumental. Entretanto, não se pode afirmar que
o paciente se sentiu cuidado. Para cuidar é necessário que a outra vertente
também esteja presente o cuidado afetivo-expressivo, como o saber ser e
saber conviver. Os cursos de graduação em enfermagem carecem de
instrumentos para avaliar o cuidado afetivo-expressivo. Este estudo está
centrado na construção e análise de instrumentos que permitam ao
professor identificar a presença ou não de comportamentos de cuidado
afetivo-expressivos no aluno de enfermagem. Foram construídos: um
protocolo de comportamentos de cuidado observáveis, englobando
comportamentos relacionados à comunicação verbal e não verbal; o
instrumento Identificação de Comportamentos de Cuidado (ICC) que permite
ao professor identificar a presença ou ausência dos comportamentos
observados no aluno; o instrumento Identificação da Percepção do Cuidado
pelo Paciente (IPCP) a ser preenchido pelo paciente após ter sido cuidado
pelo aluno. Para a construção seguiram-se os seguintes passos: revisão da
literatura; agrupamento das concepções de Waldow (1992, 1998, 1999), Boff
(1999), Watson (1985) e Mayeroff (1990), em categorias de comportamento
de cuidado; seleção dos comportamentos observáveis e agrupamento em
duas categorias comportamentais de cuidado afetivo-expressivos verbais e
não verbais; definição operacional dos construtos; construção do ICC e do
IPCP; análise do conteúdo por dez doutoras em enfermagem; reestruturação
dos instrumentos e das definições; realização do estudo piloto. Durante a
aplicação do estudo piloto, constatou-se que o ICC pode também ser
preenchido pelo aluno, viabilizando assim, obter informações acerca dos
comportamentos de cuidado sob o seu ponto de vista. Estudos adicionais
para a validação do ICC e do IPCP poderão fornecer indícios da
necessidade de inclusão desta avaliação e da inclusão de conteúdos
atitudinais na grade curricular dos cursos de enfermagem.
Título em inglês
Identification of affectionate-expressive caring behaviours in the nursing student: building up of instruments.
Palavras-chave em inglês
behavior
educational measurement
nursing
nursing care
nursing education
Resumo em inglês
The nursing caring is part of an inter-relation process between the
caregiver and the patient through actions and attitudes that are embedded of
scientific knowledge, followed by higher or minor level behaviors that satisfy
such inter-relations. Said behaviors have been described in the literature as
affectionate and expressive aspects. In nursing graduate courses, the focus
is given to the teaching of technical-instrumental caring. However, it cannot
be assured that the patient has felt being taken care of. In order to care for
the patient, its necessary that other aspects be also present the
affectionate-expressive caring, such as knowing how to be and knowing how
to live. The nursing graduate courses lack of instruments that evaluate the
affectionate-expressive caring. This study is geared to the construction and
analysis of instruments that allow the instructor to identify if the nursing
student lacks or not of affectionate-expressive caring. These documents
have been created: A protocol of caring behaviors that can be observed,
encompassing behaviors related to verbal and non-verbal communication;
the instrument Identification of Caring Behaviors (ICC) that allow the
professor to identify the presence or absence of observed behaviors on the
side of the student; the instrument Identification of the Patient Caring
Perception (IPCP) to be completed by the patient after he has been taken
care of by the student. The following steps have been used to their creation:
Revision of the literature; collection of Waldow conceptions (1992, 1998,
1999), Boff (1999), Watson (1985) and Mayeroff (1990) in behavioral caring
categories; selection of behaviors that can be observed and collection in two
categories of verbal and non-verbal affective-expressive caring behaviors;
operational definition of concepts; construction of the ICC and IPCP; analysis
of the content by ten nursing doctorate professors; restructuring of
instruments and of definitions; creation of the pilot study. During the
application of the pilot study, it has been observed that the ICC can also be
completed by the student, facilitating the collection of information related to
caring behaviors by his point of view. Additional studies for the ICC and
IPCP validation will be able to provide signs of the need to include this
evaluation and attitude content in the nursing undergraduate courses
curriculum.
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Data de Publicação
2004-10-20