• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.25.2019.tde-01102019-153831
Documento
Autor
Nombre completo
Lilian Fabiano de Oliveira
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Bauru, 2019
Director
Tribunal
Maximino, Luciana Paula (Presidente)
Hage, Simone Rocha de Vasconcellos
Panes, Ana Carulina Spinardi
Siécola, Melina Evangelista Whitaker
Título en portugués
Checklist para alterações da linguagem em crianças de 3 a 5 anos: aplicação e análise
Palabras clave en portugués
Fatores de risco
Linguagem infantil
Lista de checagem
Resumen en portugués
Os fatores de risco, quando presentes, determinam um aumento da probabilidade de surgimento de problemas, bem como a vulnerabilidade em desenvolver determinada doença ou agravo. O processo de identificar os possíveis fatores de risco relacionados à linguagem possui significativa relevância, já que é imprescindível realizar intervenção precoce, bem como a conscientização de pais sobre esses possíveis riscos, diante disto o uso de instrumento pode ser um recurso importante para esse processo. O objetivo do estudo foi de identificar riscos ou indícios clínicos para as alterações de linguagem em crianças na faixa etária de 3 a 5 anos, por meio da aplicação e análise do Checklist CICRICAL. Trata-se de um estudo do tipo qualitativo (variável não métrica) nominal e ordinal. Participaram do estudo 76 crianças de ambos os gêneros, subdividas em 3 grupos, sendo eles: G3 com 25 crianças de 3 anos a 3 anos e 11 meses, G4 com 27 crianças de 4 anos a 4 anos e 11 meses e G5 com 24 crianças de 5 anos a 5 anos e 11 meses, de quatro redes de ensino, três de ensino público/municipal e uma de ensino privado de uma cidade do interior do estado de São Paulo. As crianças foram submetidas à aplicação do instrumento, que consiste de um Checklist composto por 2 partes, a primeira contempla os aspectos relacionados aos fatores de risco e abrange o Passo 1 e 2 do Checklist e a segunda os principais marcos do desenvolvimento linguístico, que corresponde ao Passo 3. Foi observado a prevalência de fatores de risco na população estudada, do tipo biológico e ambiental, assim como resultados estatisticamente significantes em fatores de risco de ambos os tipos de risco, como a síndrome genética e a baixa escolaridade materna.
Título en inglés
Checklist for language changes in children aged 3 to 5 years: application and analysis
Palabras clave en inglés
Checklist
Child language
Risk factors
Resumen en inglés
Whenever present, risk factors determine an increase in the likelihood of problems arising, as well as the vulnerability in developing a certain disease or condition. The process of identifying the possible risk factors related to language has significant relevance since it is imperative to perform early intervention, as well as awareness of parents about these possible risks. As a result, an instrument can be an important resource for this process. The objective of the study was to identify clinical risks or indications for language alterations in children aged 3 to 5 years, through the application and analysis of the CICRICAL Checklist. It is a qualitative study (non-metric variable), nominal and ordinal. The study included 76 children of both genders, divided into 3 groups: G3 with 25 children from 3 years to 3 years and 11 months, G4 with 27 children from 4 years to 4 years and 11 months and G5 with 24 children from 5 years to 5 years and 11 months, from four schools, three from the public/municipal school system and one from a private school from a city in the interior of the state of São Paulo. The children were submitted to the instrument, which consists of a Checklist composed of 2 parts: the first one covers the aspects related to risk factors and covers Step 1 and 2 of the Checklist, and the second one covers the main milestones of language development, which corresponds to Step 3. The prevalence of risk factors in the studied population, both biological and environmental were observed, as well as statistically significant results in risk factors of both types of risk, such as genetic syndrome and low-educated mothers.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2019-12-05
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.