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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2006.tde-04082009-213337
Documento
Autor
Nome completo
Arlete Eni Granero
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Santos, Yolanda Lhullier dos (Presidente)
Giacomini Filho, Gino
Lima, Solange Martins Couceiro de
Oliveira, Paulo de Tarso
Rampazzo, Loris Graldi
 
Título em português
A linguagem das marcas de calçados da moda: um enfoque publicitário
Palavras-chave em português
Branding
Calçados
Marca
Moda
Propaganda
Resumo em português
O objetivo geral do estudo consiste em investigar os aspectos da linguagem da propaganda, das marcas escolhidas para o estudo de casos (Sândalo; Carmen Steffens e Democrata) utilizando como referencial a propaganda comercial (anúncios da mídia impressa) dos calçados da moda. Existe a necessidade de verificar dois aspectos fundamentais no processo de comunicação: o emissor e o receptor, respectivamente o profissional da área de marketing e o grupo de clientes. Sob o ponto de vista do profissional de marketing, o objetivo da ação, o posicionamento e a estratégia de comunicação; e sob o ponto de vista do consumidor, a percepção, a imagem, em relação às propostas teóricas e práticas das empresas. Adaptarem às mudanças solicitadas pelo mercado consumidor brasileiro, constitui o desafio das organizações. A metodologia empregada utiliza a divisão da pesquisa em três partes: a primeira trata de um levantamento bibliográfico constituído do conjunto de pensamentos de vários autores sobre os assuntos relacionados ao tema em estudo; a segunda parte apresenta uma pesquisa documental (mídia impressa) que resultou na coleta de um banco de dados composto por peças publicitárias de calçados das marcas veiculados em outdoors e revistas de moda no período de 2002 a 2006; e a terceira parte aborda a pesquisa qualitativa através de discussões nos grupos de foco (ou Focus Group) que tem o propósito de descobrir o olhar e a percepção do consumidor em relação aos aspectos da linguagem da propaganda. O estudo apresenta como conclusão que não há moda sem sujeitos. Esta idéia significa que na mensagem publicitária deverá existir uma prática lingüística referente ao exercício de uma subjetividade: um conjunto de exercícios de linguagem, baseados em palavras e em imagens, que remetam para a afirmação da existência de sujeitos na mensagem ou, à personalização das entidades comerciais. Pretende-se contribuir, com esse estudo, para um melhor entendimento das estratégias de comunicação utilizadas pelas marcas em estudo, da forma de participação social e cultural, e da influência sobre o comportamento dos jovens, assim como a discussão da relação dos conceitos: moda; propaganda; gestão da marca e branding.
 
Título em inglês
A linguagem das marcas de calçados da moda: um enfoque publicitário
Palavras-chave em inglês
Advertising
Brand
Branding
Fashion
Shoes
Resumo em inglês
The general objective of the study is to investigate the aspects of the advertising language of the chosen brands for the study of cases (Sândalo; Carmen Steffens and Democrata) taking as a reference the commercial advertising (print media advertising) of the trendy shoes. It is necessary to consider two essential aspects in the communication process: the emitter and the receiver, respectively the marketing area professional and the clients group. According to the marketing professional, the action objective, the positioning and the communication strategy; and according to the customer, the perception, the image in relation to the theoretical and practical proposals of the companies. The organizations aim at adapting to changes required by the Brazilian consuming market. The methodology applied uses the research division in three parts: the first considers a bibliographic raising made of the set of thoughts coming from different authors about the subjects related to the theme under study; the second part shows a documental research (print media) which resulted in the assessment of data bank made of shoe marketing campaigns displayed in billboards and fashion magazines from 2002 to 2006; the third part considers the qualitative research through the discussions in the focus groups which intend to discover the look and perception of the customer in relation to the aspects of the advertising language. The study concludes that there is no fashion without subjects. This idea indicates that in the advertising message there should be a linguistic practice related to the exercise of subjectivity: a set of language exercises based on words and images, which remit to the assertion of the existence of subjects in the message or to the personalization of the commercial groups. It is also the objective of this study to contribute to a better understanding of the communication strategies used by the studied brands, the cultural and social participation form, and the influence upon youngsters behavior as well as the discussion of the concepts relation: fashion; advertising; brand management and branding.
 
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3785930.pdf (4.54 Mbytes)
Data de Publicação
2009-09-03
 
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