• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2017.tde-17032017-165057
Document
Auteur
Nom complet
Robson de Andrade Gonçalves
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2016
Directeur
Jury
Siqueira, Ivan Claudio Pereira (Président)
Dodebei, Vera Lúcia Doyle Louzada de Mattos
Lara, Arthur Hunold
Lima, Vânia Mara Alves
Titre en portugais
Memória e oralidade de artistas de rua em São Paulo: uma proposta de tratamento documentário
Mots-clés en portugais
Artes de rua
Documentação
Memória
Tecnologias digitais
Resumé en portugais
A partir da fundamentação da documentação e dos recursos de história oral esta pesquisa apresenta uma proposta de método documentário para artes performáticas de rua. Cinco artistas atuantes na cidade de São Paulo foram selecionados para documentarem suas memórias sobre o tema de artes de rua, e tiveram sua execução artística gravada no formato audiovisual. O método consiste em três etapas qualitativas de captação e tratamento documentário utilizando-se das tecnologias digitais, a saber, a pré-entrevista gravada em áudio, o registro da atuação in loco dos artistas na rua e finalmente uma entrevista roteirizada pelas etapas anteriores gravada em vídeo em um estúdio. O referencial teórico baseia-se nos estudos de memória de Ecléa Bosi e no conceito de Hibridização Cultural de Nestor Garcia Canclini. Concluímos a importância da memória dos artistas para a história das cidades, como também constatamos os desafios conceituais e práticos enfrentados ao se pensar a documentação de artistas de rua na contemporaneidade.
Titre en anglais
Memory and orality of street performers (buskers) in São Paulo: a proposal for a documentary treatment.
Mots-clés en anglais
Busking
Digital tecnologies
Documentation
Memory
Street art performance
Resumé en anglais
From the basis of documentation and oral history resources this research proposes a documentary method for performing arts street. Five artists working in the city of São Paulo were selected to document their memories about street art theme, and had their artistic performance recorded in audiovisual format. The method consists of three qualitative steps capture and documentary treatment using digital technology, namely the recorded pre-audio interview, the record of action in place of artists in the street and finally an interview scripted by the previous steps recorded in video in a studio. The theoretical framework is based on Ecléa Bosi memory studies and the concept of Cultural Hybridization Néstor García Canclini. We conclude the importance of memory of artists to the history of cities, but also found the conceptual challenges and faced practical when considering the documentation of street performers in contemporary times.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
ROBSONGONCALVES.pdf (1.26 Mbytes)
Date de Publication
2017-03-20
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.