• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2007.tde-05072009-211524
Document
Auteur
Nom complet
Patricia Ceolin do Nascimento
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2007
Directeur
Jury
Freitas, Jeanne Marie Machado de (Président)
Ataide, Joanita Mota de
Canizal, Eduardo Penuela
Montes, Maria Lucia Aparecida
Talamo, Maria de Fatima Goncalves Moreira
Titre en portugais
A informação como narrativa: mídia e troca simbólica
Mots-clés en portugais
Discurso
Informação
Narrativa
Sentido
Troca
Resumé en portugais
As informações que circulam nas mídias produzem significação ao se materializarem como narrativas, constituindo a rede midiática que se perfaz como troca simbólica, ou seja, em um mecanismo de oferta/demanda que se dá de forma indireta. A base da reflexão é o conceito de troca simbólica formulado por Lévi-Strauss, para quem os seres humanos instituem-se como seres culturais pois estabelecem relações mútuas ao comunicarem-se entre si por trocas que só podem ser apreendidas em um processo metafórico/simbólico, e não por relações diretas, de coisas em si mesmas. Trata-se aqui de repensar a questão da informação inserida no panorama midiático atual. Considera-se para isso tanto sua inerente configuração narrativa, quanto sua ordenação significante, tendo como referências teóricas as discussões advindas da área das ciências da linguagem, em especial as contribuições de Jacques Lacan, em psicanálise, e de Claude Lévi- Strauss, em antropologia, além da referência a Ferdinand de Saussure, considerado fundador da lingüística moderna.
Titre en anglais
A informação como narrativa: mídia e troca simbólica
Mots-clés en anglais
Discourse
Exchange
Information
Meaning
Narrative
Resumé en anglais
The information that goes around in the media produces meaning as it comes together into narratives, composing a media net that constitutes itself as symbolic exchange, an offer/demand mechanism that happens in an indirect way. This reflection is based on the concept of symbolic exchange coined by Lévi-Strauss, according to whom human beings become cultural beings because they establish mutual relations by communicating with one another through exchanges that can only be conceived in a metaphorical/symbolical process, and not through direct relations. The point here is thinking over the matter of information inserted in the current media field, considering both its inherent narrative configuration and its significant ordination. This paper has as theoretical references the contributions from the area of language science, mainly the works of Jacques Lacan, in psychoanalysis, and Claude Lévi-Strauss, in anthropology, besides the reference to Ferdinand de Saussure, considered the creator of modern linguistics.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
1442732.pdf (464.49 Kbytes)
Date de Publication
2009-07-13
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.