• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2011.tde-03012012-213621
Documento
Autor
Nombre completo
Naia Caroline Hamasaki
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2011
Director
Tribunal
Yanaze, Mitsuru Higuchi (Presidente)
Marques, Jane Aparecida
Pires, Mario Jorge
Título en portugués
Como a comunicação pode auxiliar os museus de arte a atingir seus objetivos organizacionais e difundir cultura
Palabras clave en portugués
Comunicação
Cultura
Museu
Resumen en portugués
O trabalho explora a questão da cultura sob o ângulo dos museus de arte, com enfoque na comunicação organizacional que estas instituições realizam. A cultura é encarada como um fator capaz de transformar o ser humano, seu entorno social e econômico, tendo os museus como importantes mediadores no processo. A comunicação é entendida como facilitadora e é trabalhada em seu conceito integrado: institucional, administrativo e mercadológico. A pesquisa de campo constou com entrevistas em profundidade com roteiros semi-estruturados realizada com profissionais de comunicação e relatórios de observação para as visitas nos museus. Foram entrevistados 6 profissionais em 5 museus da amostra, tendo como objetivos conhecer as áreas, seus processos, projetos e ações. Foram visitados 12 museus no Brasil e exterior, onde foram coletados dados que permitiram, juntamente com as entrevistas, indicar diretrizes de atuação para as áreas de comunicação, assim como realizar uma análise comparativa de ações e ferramentas em cada organização.
Título en inglés
How can Communication contribute for the Museums of Art in reaching theirs organisations goals and propagate Culture
Palabras clave en inglés
Culture
Museum
Organization
Resumen en inglés
This work evaluates the Culture under the Museums of Art concern, foucusing in the structure of the Corporate Communication of this kind of organisation. Here, the Culture is seem as a human changing factor, capable of influence a social and economical enviroment, and the museum is contemplate as the main instrument in this process. In this situation, the communication is considered as a important agent, and it is analised on its integrated concept: institutional, intern and for the market. To complement this theorical study, it was made a practical research composed by 6 semi-structered script interviews with communications specialists in 5 museums, and on field visits in 12 museums. The interviews and the visits had as objective understand the corporate structure, the process, the projects and the tools used for each museum. The result of this research was a possibility of indicate guide lines for communications departments, as well as evaluate, in a comparative way, the actions and the tools in each organisation here in Brasil and in other 3 countries.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
naiahamasaki.pdf (4.33 Mbytes)
Fecha de Publicación
2012-05-17
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.