• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2014.tde-16102014-094412
Document
Auteur
Nom complet
Antonio Helio Junqueira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2014
Directeur
Jury
Passarelli, Brasilina (Président)
Baccega, Maria Aparecida
Citelli, Adilson Odair
Lopes, Roseli de Deus
Peres Neto, Luiz
Titre en portugais
Literacias digitais no ensino-aprendizagem de professores: uma abordagem netnográfica dos cursistas do programa Redefor-USP
Mots-clés en portugais
Ensino a distância
Identidade e Representação
Literacias digitais
Netnografia
Tecnologias de Informação e Comunicação
Resumé en portugais
Este estudo foi desenvolvido junto ao Programa Rede São Paulo de Formação Docente - Redefor, no segmento específico de execução e gestão a cargo da Universidade de São Paulo (Redefor-USP) e visa compreender, a partir de uma abordagem netnográfica, como se desenvolvem e se estabelecem, no contexto educacional virtual e nos seus desdobramentos nos ambientes cotidianos pessoal, familiar e escolar, as autopercepções dos cursistas regularmente matriculados em relação às suas literacias digitais, por nós entendidas como componentes de um conjunto integrado, articulado e holístico de capacidades, habilidades e competências - em contínuo processo de aquisição e de desenvolvimento - que permitem ao indivíduo não apenas navegar e se comunicar na Internet, mas nela adquirir, produzir e distribuir informações, conhecimentos, sentidos, narrativas e representações de si e do mundo que habita. Neste contexto, visamos compreender os modos como as novas formas de ensino e aprendizado mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC) alteram as realidades desses sujeitos e suas relações sociais, e como, a partir da aquisição de maiores níveis de familiaridade e de domínio sobre essas possibilidades tecnológicas, se instauram e se manifestam novos usos e apropriações das ferramentas digitais pelos docentes em processo de aprendizagem em serviço.
Titre en anglais
Digital literacies in teaching and learning of teachers: a netnographic approach of the Redefor Program
Mots-clés en anglais
Digital Literacies
Distance learning
Identity and Representation
Information and Communication Technologies
Netnography
Resumé en anglais
This study was developed from the Programa Rede São Paulo de Formação Docente - Redefor, regarding the specific section of execution and management under the resposability of the University of São Paulo (Redefor - USP). From the netnography approach, it seeks to understand how the self-perceptions of the enrolled participants are developed and established in the virtual educational context and its consequences in personal, family and school everyday environments. The aim is to observe their digital literacies, understood as components of an integrated, cohesive and holistic set of skills and expertise - in continuous process of acquisition and development - that allow the individual not only navigate and communicate in the Internet, but it also obtain, produce and distribute information, knowledge, meanings, narratives and representations of themselves and the world they live. In this context, we aim to understand in which ways new forms of teaching and learning mediated by information and communication technologies (ICT) alter the realities of these individuals and their social relationships, also how higher levels of familiarity and domain regarding these technological possibilities are established and manifest new uses and appropriations of digital tools by teachers in service learning process.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2014-10-16
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.