• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2016.tde-13012016-103117
Document
Auteur
Nom complet
Tiago Luz de Oliveira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2015
Directeur
Jury
Ramos, Luiz Fernando (Président)
Lazzaratto, Marcelo Ramos
Ramirez, José Manuel Lazaro de Ortecho
Titre en portugais
Diário de uma história de amor: estratégias narrativas no teatro de Jean-Luc Lagarce
Mots-clés en portugais
Dramaturgia
Jean-Luc Lagarce
Narrativa
Teatro Francês
Resumé en portugais
Este trabalho tem o objetivo de investigar a dramaturgia do francês Jean-Luc Lagarce (1957-1995) examinando algumas características da sua escrita que chamamos de 'estratégias narrativas' e que evidenciam o lugar central da palavra, escrita e falada, no seu teatro. Propõe-se adentrar o universo de Lagarce tomando-se como objeto de estudo elementos de alguns dos seus textos que permitem apontar tais esratégias e tentar definir como operam. A análise comparativa das duas versões do texto de Lagarce História de amor permite refletir sobre o personagem lagarceano, sua configuração e condição própria, dentro de um 'teatro da palavra' que, por consequência, pode também ser pensado como um 'teatro da escuta' e esculpido por um conjunto de vozes. Deseja-se, ainda, experimentar um olhar sobre a própria pesquisa, fazendo uso do diário enquanto estratégia narrativa e tentando buscar, no encontro com as diversas vozes que a atravessaram, a emergência de voz própria capaz de traduzir uma história de amor.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
Dramaturgy
French theater
Jean-Luc Lagarce
Narrative
Resumé en anglais
This work has as objective to investigate the dramaturgy of Jean-Luc Lagarce (1957-1995) examining some of his writing characteristics that we call 'narrative strategies' to show the centrality of the word, written and spoken, in his theater. It is proposed to enter the Lagarce's universe taking as object of study some elements of their texts that may point out such strategies and try to define how they operate. In-depth analysis of the two versions of the text Love Story allows reflect on the lagarceano character, its own configuration and condition within a 'word theater' which therefore can also be thought of as a 'theater of listening' and sculpted by a set of voices. We wish to also experience a glimpse into the research itself, using the diary as narrative strategy and trying to get on meeting the diverse voices that crossed the emergence of own voice able to translate a love story.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2016-01-13
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.