• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2017.tde-31052017-105300
Documento
Autor
Nombre completo
Luciano de Freitas Camargo
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2017
Director
Tribunal
Salles, Paulo de Tarso Camargo Cambraia (Presidente)
Silva, Lutero Rodrigues da
Souza, Rodolfo Nogueira Coelho de
Videira Junior, Mario Rodrigues
Waizbort, Leopoldo Garcia Pinto
Título en portugués
Chostakóvitch - discurso e ação. Análise e interpretação da sinfonia nº10 Op. 93
Palabras clave en portugués
Análise musical
Chostakóvitch
Ironia na Música
Música do Século XX
Música russa
Música Sinfônica
Música soviética
Realismo socialista
Resumen en portugués
Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a música do compositor soviético Dmítri Chostakóvitch baseada na análise da Sinfonia nº 10 op. 93. Concluída logo após a morte de Jôsef Stálin, a obra carrega notáveis marcas de seu tempo e sua leitura demanda um cuidadoso estudo das questões relativas à significação musical, em especial uma discussão do conceito de ironia aplicado à música em suas mais diversas manifestações, desde a construção de estruturas musicais expressivas até a disposição de elementos singulares, que requerem uma leitura semiótica. Esta abordagem alinha-se com a perspectiva discursiva que relaciona ironia, intertextualidade e interdiscursividade: o cruzamento de vozes e a confluência de discursos, que constituem elementos fundamentais do conceito de polifonia proposto por Mikhaíl Bakhtín, são identificados aqui como uma chave de leitura capaz de evidenciar, também na música, a ironia como elemento estruturante. A análise da Sinfonia nº 10 a partir dessa perspectiva dá fundamento a novas hipóteses interpretativas e estéticas sobre a obra de Chostakóvitch, evidenciando no texto musical as contradições que surgem no desdobramento analítico do discurso sinfônico e confrontando a crítica histórica da música de Chostakóvitch com uma interpretação semiótica baseada na teoria dos tópicos musicais, desenvolvida a partir das propostas de Leonard Ratner.
Título en inglés
Shostakovich - Discourse and Action: Analysis and Interpretation of the Symphony no.10 op. 93
Palabras clave en inglés
Irony in Music
Music of the 20th century
Musical Analysis
Russian Music
Shostakovich
Soviet Music
Sovietic Realism
Symphonic Music
Resumen en inglés
The purpose of this work is to present a reflection about the music of the Soviet composer Dmitri Shostakovich based on an analysis of the Symphony no. 10 op. 93. Written immediately after Joseph Stalin's death, the symphony carries remarkable traces of its time, and the unfolding of its singularities demands a careful study of musical signification's issues, specially a discussion about the concept of irony applied to music in its various manifestations, from the expressive construction of musical structures to the disposition of singular elements. This kind of analysis requires a wide theoretical perspective, which includes a semiotic approach. This analysis is thus aligned with the discursive perspective that relates irony, intertextuality and interdiscursivity: the voice-crossing and discourse confluence, which constitute fundamental elements of Mikhail Bakhtin's concept of polyphony, are taken as keys to identify irony as a structural element in music as well. The analysis of the Symphony no. 10 from this perspective grounds new interpretative and aesthetic hypotheses about Shostakovich's music, by revealing on the musical text the contradictions which emerge at the level of symphonic discourse, and by confronting the historical criticism of Shostakovich's music with a semiotic interpretation based on topic theory proposed after Leonard Ratner.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2017-06-01
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.