• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2019.tde-17052019-100528
Document
Auteur
Nom complet
Elaine Nunes de Aguiar Covolan
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2019
Directeur
Jury
Grinberg, Norma Tenenholz (Président)
Bertoldi, Cristiane Aun
Boccara, Ernesto Giovanni
Dias Filho, Geraldo de Souza
Tagusagawa, Silvia Noriko
Titre en portugais
Paraíso Paradoxal: visões do humano na escultura em cerâmica
Mots-clés en portugais
Cerâmica
Escultura
Escultura em cerâmica
Hieronymus Bosch
Jardim das Delícias
Resumé en portugais
O presente trabalho em poéticas visuais buscou investigar possibilidades artísticas que evocam um lugar para além-mundo, anseios por plenitude e perfeição, tendo como objeto a escultura em cerâmica. Foi realizada uma produção imagética articulada a partir da prática e subjetividade artística, construindo uma visão de mundo. O imaginário como princípio e vetor encontrou configurações artísticas que apontam para um conjunto de crenças e valores humanos dentro do tema proposto. Este tema, substanciado na expressão Paraíso Paradoxal, inicialmente em estado latente, acabou por explicitar-se ao longo do desenvolvimento deste trabalho, estabelecendo-se ao final como quadro conceitual organizador do conjunto da obra. Durante este processo, os principais avanços metodológicos consistiram em gradualmente acrescentar aos trabalhos em cerâmica outros materiais como o metal, o vidro, penas de pássaro, líquidos, galhos de vime e fibras de algodão, tornando o trabalho mais fecundo e ampliando notavelmente as possibilidades.
Titre en anglais
Paradoxical Paradise: visions of the human in ceramic sculpture
Mots-clés en anglais
Ceramic sculpture
Ceramics
Garden of Earthly Delights
Hieronymus Bosch
Sculpture
Resumé en anglais
The present work in visual poetry sought to investigate artistic possibilities that evoke a place beyond the world, longings for fullness and perfection, having as object the ceramic sculpture. An imagistic production articulated from the practice and artistic subjectivity was built, constructing a worldview. The imaginary as principle and vector found artistic configurations that point to a set of human beliefs and values within the proposed theme. This theme, substantiated in the expression Paradoxical Paradise, initially in a latent state, became explicit throughout the development of this work, establishing itself at the end as a conceptual framework that organizes the work as a whole. During this process, the main methodological advances consisted in gradually adding to the ceramic work other materials such as metal, glass, bird feathers, liquids, wicker twigs and cotton fibers, making the work more fruitful and greatly enhancing possibilities.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2019-05-17
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.