• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2017.tde-07112017-160315
Documento
Autor
Nombre completo
Taís de Andrade e Silva Nardi
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2017
Director
Tribunal
Avancini, Atilio José (Presidente)
Cánepa, Laura Loguercio
Sene, Joel La Laina
Título en portugués
Imagens do Desvario: narrativa visual de estados alterados de percepção
Palabras clave en portugués
cinema
expressionismo
fotografia cinematográfica
narrativa visual
ponto de vista
Resumen en portugués
A presente pesquisa investiga como os elementos visuais ao dispor dos cineastas podem contribuir para a representação de estados alterados de percepção no cinema, de modo a ampliar a discussão sobre a expressividade do trabalho de direção de fotografia. Por meio da análise e interpretação de três filmes brasileiros que apresentam personagens fora de si e construções visuais contundentes - Estorvo (2000), de Ruy Guerra, Filme de Amor (2003), de Júlio Bressane e A Concepção (2005), de José Eduardo Belmonte -, a pesquisa discute de que maneira as características da imagem podem contribuir para a criação de pontos de vista, atmosferas e sentidos, que permitem a apreensão do filme para além de sua compreensão intelectual. Partindo do reconhecimento da ligação entre narrador e personagens, a análise se volta à força expressiva das imagens usadas ao longo dos filmes, tomando como referência reflexões sobre o expressionismo na pintura e no cinema. Essa discussão serve de base para a identificação de um imaginário sobre os estados alterados de percepção e suas relações com a sociedade presente na cinematografia brasileira dos anos 2000.
Título en inglés
Images of delirium: visual storytelling of altered states of perception
Palabras clave en inglés
cinema
cinematography
expressionism
point of view
visual storytelling
Resumen en inglés
The present research investigates how the visual elements available to the filmmakers can contribute to the representation of altered states of perception in the cinema, in order to broaden the discussion about the expressiveness of the cinematography work. Through the analysis and interpretation of three Brazilian films that present characters out of their minds and rich visual constructions - Estorvo (2000), by Ruy Guerra, Filme de Amor (2003), by Júlio Bressane and A Concepção (2005), by José Eduardo Belmonte -, the research discusses how the characteristics of image can contribute to the creation of points of view, moods and senses, which in turn make possible the apprehension of the film beyond its intellectual understanding. Acknowledging the connection between narrator and characters, the analysis focus on the expressive force of the images used throughout the films, taking as reference reflections on Expressionism in painting and in cinema. This discussion serves as basis for the identification of a position regarding altered states of perception and their relations with society in Brazilian cinematography of the 2000s.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2017-11-07
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.