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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2019.tde-17072019-103323
Documento
Autor
Nombre completo
Boris Alejandro Villamil Ramirez
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Garcia, Renato de Castro (Presidente)
Almudi, Gabriela Scur
Araújo, Veneziano de Castro
Guerrero, Alexandra Eugenia Arellano
Nakano, Davi Noboru
Título en inglés
Proximity dimensions effects on innovation of footwear firms in Local Production Systems (LPS): case studies in Brazil and Colombia.
Palabras clave en inglés
Geography of innovation
Industrial development
Knowledge management
Management of technological innovations
Product development
Product line
Regional economic development
Small and medium enterprise administration
Resumen en inglés
With the aim to identify the best practices for small and medium manufacture firms in local production systems (LPS) in their mutual proximity and access to knowledge that improves their innovation abilities (spillovers), the correlation of institutional, organizational, social and cognitive proximities is studied, as well as firm characteristics (production, innovation, experience) with its growth (production, employees, sales). Interviews are done to 53 footwear firms from two LPS (Jaú, São Paulo, Brazil and Cali, Valle, Colombia), classified in ten intersected subgroups (region, type of product, size) that correlate in Spearman coefficient matrixes (Rho). It concludes that proximity dimensions are not a direct vehicle to achieve growth results in firms, since only cognitive proximity evidences permanent correlations with all growth indexes, although this is only for specialized LPS (one type of product for one market). It is also found that the behaviour of firms is very varied, and correlations are differentiated whether it is a specialized or diverse sector, which moves discussion to differences in the results of production models.
Título en portugués
Efeitos das dimensões de proximidade na inovação das empresas de calçado em Sistemas Produtivos Locais: casos no Brasil e na Colômbia.
Palabras clave en portugués
Administração de inovações tecnológicas
Administração de pequenas e médias empresas
Desenvolvimento de produtos
Desenvolvimento econômico regional
Desenvolvimento industrial
Geografia da inovação
Gestão do conhecimento
Linha de produtos
Resumen en portugués
Com o propósito de identificar as melhores práticas para pequenas e médias empresas de manufatura nos sistemas de produção local (SPL) em sua aproximação mútua, e ter acesso ao conhecimento que poderia favorecer as suas capacidades de inovação (derramas), é estudada a correlação das dimensões de proximidade cognitiva, social, organizacional e institucional e as características da empresa (produção, inovação, experiência) com o seu crescimento (produção, empregados, vendas). São entrevistadas 53 empresas de dois SPL calçadistas (Jaú, São Paulo, Brasil e Cali, Valle, Colômbia), classificadas em dez subconjuntos intersectados (região, tipo de produto, tamanho) que se correlacionam em matrizes de coeficiente de Spearman (Rho). Conclui-se que as dimensões de proximidade não são um veículo direto para alcançar resultados de crescimento nas empresas, dado que só a proximidade cognitiva evidência correlações com todos os indicadores de crescimento, mas apenas nos SPL de carácter especializado (um tipo de produto, para um mercado único). Além disso, verificou-se que o comportamento das empresas é diverso, e que as correlações se manifestam diferenciadas se o setor é especializado ou diverso, que muda a discussão para as diferenças nos resultados dos modelos de produção.
 
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Fecha de Publicación
2019-07-25
 
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