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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2019.tde-20022019-084232
Document
Author
Full name
Henrique Foster de Oliveira
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2018
Supervisor
Committee
Kabbach Junior, Felipe Issa (President)
Campos, Octávio de Souza
Setti, Jose Reynaldo Anselmo
Title in Portuguese
Contribuição para análise da ocorrência de aquaplanagem em rodovias.
Keywords in Portuguese
Aquaplanagem
Prevenção de acidentes
Rodovias (Segurança; Projeto)
Abstract in Portuguese
A aquaplanagem é um fenômeno que pode ocasionar riscos de acidentes em pistas rodoviárias e que consiste na perda de aderência entre os pneus de um veículo e a superfície do pavimento, em decorrência da presença de uma película de água com certa espessura que impede o contato entre ambos, situação essa que pode ser gerada em condições de precipitações pluviométricas de intensidades relativamente elevadas. De uma forma geral tal fenômeno é desconsiderado em normas, manuais e especificações para projetos rodoviários, tanto no Brasil como no Exterior. O presente trabalho tem como objetivo básico a proposição de um procedimento metodológico que permita a identificação de trechos de traçados rodoviários nos quais tal fenômeno possa ocorrer, seja na fase de elaboração de projetos, seja no processo de avaliação das condições de segurança de pistas existentes. O procedimento proposto foi estruturado com base na análise dos principais modelos de previsão de risco de aquaplanagem levantados durante a revisão bibliográfica, bem como em uma extensiva análise das principais variáveis que influenciam esse fenômeno. Com o propósito de avaliar a adequabilidade do procedimento proposto foi elaborado um estudo de caso considerando as características geométricas e dados pluviométricos relativos a determinada extensão do Trecho Leste do Rodoanel de São Paulo. Em tal estudo de caso foram apresentadas proposições de soluções alternativas de mitigação de risco para os trechos identificados como locais com possibilidade de ocorrência de aquaplanagem.
Title in English
Contribution to the analysis of hydroplaning ocurrence on highways.
Keywords in English
Highway design
Hydroplaning
Roadway security
Abstract in English
Hydroplaning is a phenomenon that can result in hazard risk on highways, its occurrence is defined by an absence of adherence between the tire and the pavement caused by the presence of a water film of a certain depth that hinder the contact between those surfaces, it's occurrence is related to high rainfall intensity situations. Usually highway design manuals, standards and criteria don't consider the occurrence of this phenomenon, in Brazil or abroad. The present work has the object of proposing a methodological procedure that allows for the identification of highway segments that are subject to hydroplaning, during its design or during the evaluation of its security conditions. The proposed procedure was based on the analysis of the hydroplaning prediction models studied during the bibliography review, as well as in an extensive analysis of the main variables influencing its occurrence. For the evaluation of the proposed procedure, a case study was conducted with the east portion of the "Rodoanel Mario Covas" geometric characteristics and pluviometry data. In this study some risk mitigation proposals were evaluated for the extensions on which were identified the possibility of hydroplaning occurrence.
 
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Publishing Date
2019-02-20
 
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