• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2011.tde-09112011-112955
Documento
Autor
Nombre completo
Valkiria Venancio
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2011
Director
Tribunal
Lopes, Roseli de Deus (Presidente)
Anacleto, Junia Coutinho
Stiubiener, Itana
Título en portugués
SEEALL: sistema interativo de apoio ao planejamento e acompanhamento de aprendizagem baseado em competências.
Palabras clave en portugués
Avaliação por competência
Gestão da aprendizagem
Tecnologias na educação
Resumen en portugués
O rápido desenvolvimento das Tecnologias da Informação e da Comunicação está transformando relações e comportamentos, propiciando interações entre ambientes digitais e humanos, e mesmo entre humanos por meio dos ambientes digitais, impossíveis anteriormente. Esta complexidade adentra o ambiente escolar, tornando-o um ecossistema digital de aprendizagem. Por outro lado, considerando ambientes convencionais sem o apoio de ferramentas digitais, uma das tarefas mais árduas de um professor em sala de aula é acompanhar, identificar e intervir em dificuldades individuais de cada aluno. Neste sentido, este trabalho propõe o SeeAll, um sistema interativo de gestão, para apoiar o planejamento, o ensino e o acompanhamento da aprendizagem, voltado à avaliação por competências. Foi concebido de forma a ser um complemento ao ecossistema digital de aprendizagem escola e, que de maneira simples e fácil possa atingir às expectativas dos educadores. O protótipo parcial SeeAll foi desenvolvido por meio da modelagem orientada a objetos e implementado pelo método de Programação Extrema, a fim de possibilitar prototipação rápida e facilidade de modificações ao longo dos testes junto ao público alvo. De acordo com os testes preliminares realizados com professores e gestores, foi considerado uma ferramenta facilitadora ao acompanhamento individual da aprendizagem dos alunos e ao planejamento dos professores.
Título en inglés
SEEALL: interactive support system planning and monitoring of competence based learning.
Palabras clave en inglés
Competency assessment
Learning management
Technology in education
Resumen en inglés
The rapid development of Communication and Information Technologies transformed behaviors and relationships, supporting humandigital environments interactions, and previously impossible digital environment supported human interactions. This complexity entered schools environments, transforming them into digital learning ecosystems. Nevertheless, considering conventional classrooms without digital tools, one of teachers hardest tasks is to follow, identify and intervene in each students individual difficulties. This work presents SeeAll, an interactive management system, developed to support planning, teaching and learning focused on competencies assessment. The system was designed to serve as a complement of the schools digital learning ecosystem and to be so simple and easy to reach educators expectations. The SeeAll partial prototype was developed using object oriented modeling and implemented according to the Extreme Programming method. This allowed creating rapid prototypes, which could be easily modified during tests with users. According to preliminary tests conducted with teachers and administrators, SeeAll was considered a facilitating tool for monitoring individual student learning and teacher planning.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
FichaCatalografica.doc (55.50 Kbytes)
Fecha de Publicación
2011-11-21
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
  • VENANCIO, Valkiria, and LOPES, Roseli de Deus. SeeAll: Interactive system to support competence assessment. In Anais IADIS - Multi Conference on Computer Science and Information System - e-Learning [CD], Roma, 2011. Roma : IADIS, 2011.
  • VENANCIO, Valkiria, e LOPES, Roseli de Deus. Competências e Avaliação Formativa em Sistema Interativo de Apoio a Aprendizagem e ao Planejamento.. In Anais CBIE - Congresso Brasileiro de Informática na Educação - WAvalia [online], Rio de Janeiro, 2012. Rio de Janeiro : Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2012. [acesso ]. Disponível em : <http://www.cbie.org.br/>
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.