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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2012.tde-21062013-100507
Document
Auteur
Nom complet
Thiago Borges Ortega
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2012
Directeur
Jury
Martins, José Rodolfo Scarati (Président)
Nascimento, Nilo de Oliveira
Souza, Podalyro Amaral de
Titre en portugais
Dimensionamento otimizado de canal trapezoidal pelo critério de custo global.
Mots-clés en portugais
Canal trapezoidal
Otimização
Resumé en portugais
Este trabalho apresenta um modelo matemático de suporte à decisão para projeto de canais com seção trapezoidal, cujo regime de escoamento seja do tipo unidimensional, fluvial e permanente, para terrenos naturais. A seção é otimizada pelo critério de custo global, composto pelos custos de implantação (motorização, escavação, aterro, revestimento) e manutenção (conservação e operação, contabilizada através da perda de energia). A determinação da seção ótima foi feita por algoritmo de programação não linear. As variáveis analisadas foram o revestimento (custo, espessura, coeficiente de Manning), a vazão, a declividade de fundo do canal, a vida útil, taxa de juros, seções topográficas (com horizontes geotécnicos), e o resultado contempla a largura de fundo e consequentemente a altura da seção.
Titre en anglais
Optimum design of trapezoidal channels by the criterion of overall cost.
Mots-clés en anglais
Optimization
Trapezoidal channel
Resumé en anglais
This work presents a decision support mathematical model for design of trapezoidal sections channel, for the case of one-dimensional, subcritical, steady and open-channel flow. The section is optimized by the criterion of total cost, composed by the costs of implementation (engine, excavation, landfill, lining) and maintenance (conservation and operation, accounted for by the loss of energy). The determination of optimum section was performed by nonlinear programming algorithm. The variables analyzed were the lining (cost, thickness, Mannings coefficient), flow, the channel bottoms slope, the project lifetime, interest rates, topographic sections (including geotechnical data), and the result includes the width and consequently the height of the section.
 
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Date de Publication
2013-07-01
 
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