Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2006.tde-22072007-232436
Document
Auteur
Nom complet
Jean Amadeo Brambila
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2006
Directeur
Jury
Krieger Filho, Guenther Carlos (Président)
Sodré, José Ricardo
Trielli, MaurÃcio Assumpção
Titre en portugais
Estudo experimental e simulação termodinâmica de desempenho em um motor de combustão interna operando com óleo diesel e etanol.
Mots-clés en portugais
Ciclo diesel utilizando álcool como combustÃvel
Liberação de calor no ciclo diesel
Motor ciclo diesel
Resumé en portugais
Motivado pela grande necessidade da utilização de combustÃveis alternativos, o presente trabalho apresenta o estudo experimental e simulação termodinâmica (zero-dimensional) do desempenho de um motor de combustão interna de ignição por compressão utilizando álcool e óleo Diesel. Primeiramente são apresentados definições e conceitos relacionados a motores de combustão interna; a seguir apresenta-se o problema e os objetivos almejados. Posteriomente apresentam-se os resultados obtidos em dinamômetro confrontando-os com uma simulação no software Chemkin®. Dos resultados obtidos em dinamômetro, destacam-se as comparações das curvas caracterÃsticas do motor para ambos os combustÃveis. Também é discutida a metodologia empregada e as modificações realizadas. Todas as modificações realizadas no motor foram realizadas com o uso de componentes comercialmente disponÃveis. Utilizou-se como facilitador da ignição, para o álcool, o "PrincÃpio do Ponto Quente". As curvas caracterÃsticas para ambos os combustÃveis foram obtidas segundo a norma NBR-ISO 1585. Mediu-se, também, consumo de combustÃvel, pressão na câmara de combustão e temperaturas do sistema. Destes dados obtém-se a comparação da pressão de combustão para os dois combustÃveis. É feita também a comparação entre as pressões de combustão obtidas com a simulação termodinâmica. Esses resultados, por um lado, sustentam a viabilidade desta substituição entre os combustÃveis, por outro lado mostram as dificuldades em se utilizar um combustÃvel alternativo como o álcool nos motores de ignição por compressão.
Titre en anglais
Experimental study and simulation of the performance in an internal combustion engine fueled with diesel and ethanol.
Mots-clés en anglais
Diesel engine working with ethanol
Diesel engines
Heat release ratio
Resumé en anglais
Due to a huge necessity to use alternatives fuels, this study presents an experimental performance investigation and it's thermodynamics simulation (zero-dimensional) of an ignition engine Diesel cycle working with ethanol and Diesel. First of all some definitions and concepts related to internal combustion engines are given. Following this, an explanation of the problem and the aims are exposed; after that the dynamometer data have been presented and compared with engine simulation carried out with Chemkin®. From the dynamometer data, characteristics performance curves for both fuels can be highlighted. The applied methodology and technical modifications are also presented. All changes proposed in the engine are based on commercial components. To facilitate the mixture ignition into the combustion chamber, the glow plugs principle was used. Dynamometer tests were carried out according to norms NBR ISO 1585. Fuel consumption, chamber pressure and temperatures were also acquired. From these data combustion pressure for both fuels are compared. The experimental pressure is compared also to the results obtained with the thermodynamics simulation. The present results show the possibility of interchangeability between the ethanol and diesel in a compression ignition engines.
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Date de Publication
2007-08-17
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