• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.42.2017.tde-07072017-135118
Document
Auteur
Nom complet
Fernando Araujo Najman
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2017
Directeur
Jury
Ranvaud, Ronald Dennis Paul Kenneth Clive (Président)
Galves, Jefferson Antonio
Silva, Francisco Jose Fraga da
Vanzella, Patricia Maria
Titre en portugais
Percepção sensorial em contexto musical.
Mots-clés en portugais
Cognição musical
Psicofísica
Tempo de resposta
Resumé en portugais
Uma sequência melódica não depende apenas de eventos discretos, mas também da tonalidade, uma estrutura holística que hierarquiza a expectativa dos ouvintes para as notas que devem ocorrer. Para melhor compreender o funcionamento dos mecanismos cognitivos responsáveis por essa hierarquia, dois experimentos foram propostos. O primeiro experimento verificou se o tempo de resposta simples de um participante a uma nota é influenciado pelas suas características em relação a tonalidade da música, não encontrando nenhuma relação entre os tempos de resposta e as características melódicas dos estímulos. O segundo experimento verificou os tempos de resposta dos participantes para discriminarem uma determinada altura como igual ou diferente a uma altura apresentada em um momento anterior ao momento da coleta. Os resultados mostraram que os participantes são capazes de realizar a tarefa, e apresentaram um tempo de resposta menor para uma nota um tom abaixo da nota esperada, um achado novo.
Titre en anglais
Sensory perception in musical context.
Mots-clés en anglais
Musical cognition
Psycophysics
Reaction time
Resumé en anglais
A melodic sequence not only depends of discrete events, but also of the tonality, a holistic structure that hierarchize the listener expectancy to notes that should occur. To better understand the cognitive mechanisms responsible for this hierarchy, two experiments were developed. The first experiment tested if the simple reaction time of the participants in response to a note is influenced by its tonal characteristics, did not find any correlation between the collected reaction times and the melodic characteristics of the stimuli. The second experiment tested if the participants choice reaction time to discriminate a relative pitch presented in a different moment than a pitch presented earlier to the gathering. The results show that the participants, independently of musical training, are capable of performing the task, and present a smaller reaction time to the note one tone bellow the expected note, a new finding that didnt match the expected characteristics used to guide the participant reaction.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2017-07-07
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.