• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2014.tde-10112014-154035
Document
Auteur
Nom complet
Daniel Ortins Salerno
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2014
Directeur
Jury
Lomonaco, Jose Fernando Bitencourt (Président)
Negrão, Esmeralda Vailati
Paula, Fraulein Vidigal de
 
Titre en portugais
Instrução por processamento e a aquisição de adjetivos do inglês como L2 por alunos brasileiros
Mots-clés en portugais
Aprendizagem
Informação
Língua
Linguagem
Processamento
Resumé en portugais
Este estudo visou avaliar a eficácia da intervenção pedagógica de língua estrangeira Instrução por Processamento (PI) em auxiliar alunos brasileiros a adquirir sentenças adjetivais no inglês. Após a aplicação de pré-testes, distribuídos a 51 alunos, grupos foram distribuídos aleatoriamente a uma das duas intervenções pedagógicas: PI e a tradicional e a um dos dois programas, extensivo e intensivo. Os alunos receberam fotos ao lado de sentenças em português para as quais escreveram uma tradução em inglês. As respostas erradas ou em branco receberam escore zero, as corretas receberam escore um. O teste Mann-Whitney não revelou diferenças significantes entre os grupos antes das intervenções, porém os resultados indicaram diferenças significantes entre o pré e o pós-teste (34,65) (p<0,001) para PI. Embora ambas as intervenções parecessem ter afetado a aprendizagem das sentenças adjetivais estudadas, PI parece ter afetado mais significantemente a aprendizagem do que a instrução tradicional, tanto no curso intensivo quanto no extensivo
 
Titre en anglais
Not informed by the author
Mots-clés en anglais
Acquisition
Instruction
Language
Learning
Processing
Resumé en anglais
This study aimed at assessing the effectiveness of the foreign language pedagogical intervention Processing Instruction (PI) in helping Brazilian learners in acquiring adjective phrases in English. Following the pre-tests, administered to 51 students, groups were randomly assigned to one of two pedagogical interventions: PI and traditional and to one of two programs, extensive and intensive. Learners received photos next to sentences in Portuguese to which they wrote a translation in English. Wrong or blank responses were scored zero, correct answers scored one. The Mann-Whitney test revealed no significant differences among the groups before the interventions. However, the results indicated significant differences between the pre and post-test (34.65) (p<0,001) for PI. Although both interventions seemed to have affected the learning of the adjective phrases studied, it appears that PI had a more significant effect on learning than the traditional instruction in extensive and intensive programs
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
salerno_corrigida.pdf (1.55 Mbytes)
Date de Publication
2014-11-13
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs.
CeTI-SC/STI
© 2001-2024. Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP.