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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2018.tde-31102018-185407
Documento
Autor
Nome completo
Carolina Cardoso Tiussi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Kupfer, Maria Cristina Machado (Presidente)
Bernardino, Leda Mariza Fischer
Broide, Emília Estivalet
Castanho, Pablo de Carvalho Godoy
Revah, Daniel
 
Título em português
Função do semelhante como fundamento do trabalho com as crianças em grupos: uma contribuição para os estudos sobre o desenvolvimento psíquico
Palavras-chave em português
Função fraterna
Grupos
Infância
Instituição
Psicanálise
Resumo em português
Essa tese investiga a função do semelhante enquanto um fundamento para o trabalho com grupos heterogêneos. A função do semelhante diz respeito à relação horizontal entre as crianças e suas especificidades, ou seja, o que somente uma criança poderia fazer por outra. Iniciamos com uma apresentação sobre as principais problemáticas que envolvem o campo grupal, que é o dispositivo clínico que utilizamos como campo da pesquisa. Em seguida, apresentamos e discutimos os grupos heterogêneos em Educação Terapêuticas. São grupos compostos por crianças com diferentes questões subjetivas, o que aumenta a diversidade e as possibilidades de encontros inéditos entre as crianças. Após, realizamos um levantamento teórico do lugar do semelhante para três autores psicanalistas de referência: Sigmund Freud, Jacques Lacan e René Kaës. Esse levantamento permitiu uma caracterização da função do semelhante, feita também através de três vinhetas apresentadas e analisadas. Com isso, queremos sustentar a tese de que, nos grupos heterogêneos, a função do semelhante seria um operador de leitura e de intervenção que pode nortear o trabalho da coordenação e possibilitar a construção da alteridade. Verificamos que, do encontro com o semelhante, é que pode surgir um espaço para a alteridade
 
Título em inglês
Function of the similar as a foundation for work whit children in groups: a contribution to studies about psychic development
Palavras-chave em inglês
Childhood
Fraternal function
Groups
Institution
Psychoanalysis
Resumo em inglês
This thesis investigates the function of the similar while a foundation for work whit heterogeneous groups. The function of the resembling relates to the horizontal relationship between children and their specificities, that is, what only one child can do for another? We begin with a presentation on the main problems that involve the group field, witch is the clinical device that we use as a research field. Next, we present and discuss the heterogeneous groups in Therapeutic Education. They are groups composed of children with different subjective issues, which increases the diversity and possibilities of unprecedented encounters among children. After, we carried out a theoretical survey of the place of the similar for three authors psychoanalysts: Sigmund Freud, Jacques Lacan and René Kaës. This survey allowed a characterization of the function of the similar, also made through three vignettes presented and analyzed. In this way, we want to support the thesis that, in heterogeneous groups, the function of the similar would be an operator of reading and intervention that can guide the work of coordination and enable the construction of otherness.We find that, from the encounter with the similar, a space for otherness may arise
 
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tiussi_doutorado.pdf (5.88 Mbytes)
Data de Publicação
2018-11-05
 
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