• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2017.tde-08022017-110122
Documento
Autor
Nombre completo
Ivy Lima e Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2016
Director
Tribunal
Massola, Gustavo Martineli (Presidente)
Filipini, Rosalba
Guimarães, Danilo Silva
Título en portugués
Relações de alteridade no contato intercultural: perspectivas de estudantes estrangeiros na Universidade de São Paulo
Palabras clave en portugués
Alteridade
Intercâmbio Acadêmico
Merleau-Ponty
Psicodrama
Psicologia social
Resumen en portugués
Nas últimas décadas do século XXI, os acordos de cooperação acadêmica nacional e internacional entre as universidades têm se intensificado e contribuído para o encontro entre realidades educacionais e culturais diversificadas. Neste contexto, questionamos como as relações interpessoais se desenvolvem, considerando a cultura como mediadora desse processo e da relação com a alteridade. O objetivo principal desta pesquisa é compreender o sentido da experiência intercultural e a relação de alteridade para alunos estrangeiros em intercâmbio acadêmico na Universidade de São Paulo. Com base nas técnicas e procedimentos do método de Jacob Levy Moreno, desenvolvemos uma proposta de interlocução entre o psicodrama e a fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty para refletir sobre o tema da alteridade. Foram organizados dois grupos de intervenção sociopsicodramática formados por latino-americanos, europeus e asiáticos com o propósito de descrever e entender os sentidos atribuídos pelos alunos à experiência intercultural. Os temas circunscreveram o sentido da experiência intercultural em termos da língua utilizada, da comparação entre os países e da vivência como estrangeiro, o que se mostrou relevante para a dinâmica do papel de intercambista. A análise dos resultados destacou categorias como: tempo, gênero, referências culturais, idioma, autoconhecimento e vivência ambígua, as quais foram problematizadas na discussão sobre a alteridade. Do ponto de vista teórico-metodológico, a adoção desta abordagem pode conferir aos estudos de Moreno uma leitura ampliada da relação eu-outro, considerando simultaneamente a identidade e a diferença como aspectos destacados pelos grupos. A análise desenvolvida com os grupos de estudantes intercambistas parece apontar, de um lado, para uma importante ação e revisão das práticas universitárias quanto ao acolhimento desta demanda que transforma o próprio contexto da educação. E, de outro, para uma reflexão sobre as possibilidades e limites da alteridade, evidenciando as fronteiras culturais que permeiam as ambiguidades da dimensão do vivido e da experiência de ser estrangeiro no contato intercultural contemporâneo
Título en inglés
Alterity relationships in the intercultural contact : perspectives from foreign students at University of Sao Paulo
Palabras clave en inglés
Academic exchange
Alterity
Merleau-Ponty
Psychodrama
Social Psychology
Resumen en inglés
During the last decades of the 21st century, the national and international academic cooperation agreements between universities have been intensified and contributed to the encounter of diversified cultural and educational realities. In this context, we question how interpersonal relationships are developed, considering culture as a mediator of this process related to otherness. The main objective of this research is to understand the meaning of intercultural experience and the alterity relationship for foreign students in academic exchange in the University of São Paulo. Based on the techniques and procedures of Jacob Levy Moreno's method, we proposed a dialogue between psychodrama and phenomenology to reflect the otherness theme. Two groups of sociopsychodramatic intervention were organized formed by latin americans, europeans and asians to describe and understand the senses assigned by the students to the intercultural experience. The themes circunscribed the sense of intercultural experience in terms of the used language, of the comparison between countries and of the living as a foreigner, all relevant to the dynamic of the interchange role. The results highlight categories: time, gender, cultural references, language, self-knowledge and ambiguous living, which were debated regarding otherness. From the technical and methodological point of view, this approach provides Morenos studies a wide reading over the relationship self and the other, considering simultaneously the identity and the difference as aspects highlighted by the groups. The analysis developed with the groups of exchange students seems to indicate, from one side, the need of an action and revision of university procedures about hosting the demand that transforms the context of education itself. From the other side, it indicates towards a reflection over the possibilities and limits of otherness, undergoing the cultural frontiers around the ambiguities of the living dimension and the experience of being a foreigner in the contemporary intercultural contact
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
silva_me.pdf (53.60 Mbytes)
Fecha de Publicación
2017-02-09
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.