• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2009.tde-15122009-124333
Document
Auteur
Nom complet
Andrea Siomara de Siqueira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2009
Directeur
Jury
Andriolo, Arley (Président)
Bortz, Graziela
Oliveira, Paulo de Salles
Titre en portugais
Música e vida social: sentidos do festival de inverno de Campos de Jordão para músicos da comunidade local
Mots-clés en portugais
Arte (psicologia)
Atividades cotidianas
Música (psicologia)
Psicologia social
Turismo
Resumé en portugais
O objeto dessa pesquisa é o processo de significação construído acerca do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão nas vivências sociais de músicos da comunidade local. Sabemos que o festival é um evento artístico e cultural que envolve diferentes instituições e pessoas, e pode ser estudado por diversos ângulos. Aqui nos interessa observá-lo a partir de um estudo psicossocial com os seguintes objetivos: 1. Compreender as significações do evento neste público específico; 2. Refletir sobre as relações estabelecidas entre os sujeitos e o Festival. A Psicologia Social da Arte contribui na compreensão dos meandros da vida social através do olhar e da escuta às vivências que pulsam nas relações dos sujeitos com a arte. Desnaturalizando o conceito de social, compreendido por muitos como simples sociabilidade, a Psicologia favorece a compreensão dessas relações quando toma por objeto o social como um campo problemático que possui uma historicidade e que é forjado a partir de uma configuração específica de práticas que variam de acordo com as características de cada coletividade humana. Campos do Jordão é uma cidade brasileira que apesar de apresentar níveis de riqueza elevados, não é capaz de atingir bons indicadores sociais. É uma cidade de paradoxos: casas, condomínios, hotelaria e comércio de luxo por um lado; casebres, morros e encostas habitadas irregularmente, 80% da população com renda de até 05 salários mínimos de outro. Está entre as cidades brasileiras onde as diferenças sociais são mais claramente perceptíveis. Os resultados apontam para a ausência de relações formais entre os músicos e o Festival uma vez que nenhum deles chegou a participar como músico. Entretanto essa ausência não é vazia. Ao contrário, ela é permeada de significados como tristeza, ressentimento, distanciamento, mas também intercalada de esperança e desejo de participar e se apropriar como sujeito atuante. As reflexões apontam para a necessária mudança de atitudes, de nosso olhar, frente às formas como a arte e a produção artística são organizadas em nosso país para que em breve haja muitos exemplos e trabalhos que contemplem a transformação social através do viver artístico.
Titre en anglais
Music and social life: Meanings of The Campos do Jordão International Winter Festival for resident musicians
Mots-clés en anglais
Art (Psychology)
Daily activities
Music (Psychology)
Social (Psychology)
Tourism.
Resumé en anglais
The meaning process built about The Campos do Jordão International Winter Festival in resident musicians social living is the object of this research. We do know that the festival is an artistic and cultural event which involves different institutions and people and it can be studied through different scopes. We are interested here to look upon it from a psychosocial study whose objectives are: 1. Understand the meanings of the event from the specific subjects speech; 2. Reflect about the relations established between the musicians and the Festival. The Social Psychology of Art contributes to the comprehension of social life through a view and listening to life which pulses among people and arts. Denaturalizing the social concept, understood as a simple sociability by many people, the Social Psychology favors the comprehension of the relations between people (and arts). It takes the social as a historicity field that is forged through specific practices that vary depending on the characteristics of each human society. Campos do Jordão is a Brazilian city that despite presenting high rich levels cannot reach good social index-finger. It is a city of paradoxes: in one side we can see luxury houses, condominium, five stars hotels and expensive stores, in the other we can see humble habitation, mount and hillside irregularly occupied, 80% of resident population receiving low salaries. It is certainly one of Brazilian cities where the social differences can be clearer seen. The results of the research point to the absence of formal relation between the festival and the resident musicians once none of them has ever participated as a musician. However this absence is not empty of meanings. On the contrary, it is full of feelings like sadness, resentment and being far away from the festival. But we also could see hope, wish of belonging and acting as active subjects. The reflections point to a necessary change of attitude and look to the forms art and artistic production is organized in Brazil. In this way we hope to have many examples and works which contemplate the social changing through the arts.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2010-01-29
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.