• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2008.tde-08102008-170403
Documento
Autor
Nombre completo
Fernando Bomfim Mariana
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2008
Director
Tribunal
Bruno, Lucia Emilia Nuevo Barreto (Presidente)
Alves, Francisco José da Costa
Moraes, José Damiro de
Silva, Doris Accioly e
Whitaker, Dulce Consuello Andreatta
Título en portugués
Educação e ecologia: práticas de autonomia social ou renovados discursos do poder do capital transnacional?
Palabras clave en portugués
Autonomia
Capital transnacional
Ecologia social
educação integral
Resumen en portugués
A partir da perspectiva do fortalecimento da autonomia social dos diversos povos da Humanidade em relação ao Estado e às grandes corporações financeiras, a pesquisa aborda a atualidade dos conceitos e das práticas da educação integral e da ecologia social. Por um lado, procuro analisar criticamente a incorporação das ciências da educação e da ecologia no processo de transnacionalização do capital. Pelo outro lado, enfatizo as possibilidades de práticas de educação e ecologia na construção de relações sociais voltadas para as habilidades de auto-governo de comunidades e populações tradicionais. Assim, apresento alguns dos antecedentes históricos da educação integral e da ecologia social, e em seguida ressalto experiências inovadoras atuais nessas áreas do conhecimento. Durante este trabalho, destaco a experiência da Escola da Ponte, em Portugal. Finalmente, procuro estabelecer relações entre as novas formas de preconceito social e a visão urbanocêntrica de desenvolvimento humano, e alguns dos impactos sócioambientais e genocídios culturais contemporâneos sofridos pelas pessoas que não concordam com este caminho de existência humana.
Título en inglés
Education and ecology: practices of social autonomy or new discourses for the transnationalization of the capital?
Palabras clave en inglés
Autonomy
Integral education
Social ecology
Transnational capital
Resumen en inglés
Under the perspective of strengthening of the social autonomy of the various peoples of humanity in relation to the State and to the financial corporations, the research is about the actuality of the concepts and the practices of the integral education and the social ecology. On one hand, I intend to analyse in a critical way the incorporation of the sciences of education and ecology in the movements of transnationalization of the capital. On the other hand, I enphasize the possibilities of the practices of education and ecology in the building up of social relation towards the self-government habilities of the communities and traditional peoples. So, I introduce some of the historical antecedents of the integral education and the social ecology, and therefore resilience some of the actual innovate experiences in these fields. During this work, I highlight the school experience at the Escola da Ponte, Portugal. Finally, I intend to establish relations between the newest forms of social prejudice and the vision of the human development urbancentric, and some of the social ambiental impacts and contemporaneous cultural genocides suffered by the people that do not agree with that way of human existence.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2009-02-18
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.