• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2014.tde-10112014-104424
Document
Auteur
Nom complet
Lindiane Viviane Moretti
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2014
Directeur
Jury
Rodrigues, Livia de Araújo Donnini (Président)
Rocha, Claudia Hilsdorf
Santos, Sandoval Nonato Gomes
Titre en portugais
Os formadores e o desenvolvimento profissional de professores de inglês: diferentes olhares, diferentes práticas
Mots-clés en portugais
Desenvolvimento profissional
Ensino de inglês para crianças
Formação de professores de Inglês
Formador de professor
Oficinas de formação
Relação formador-professor
Saberes docentes
Resumé en portugais
O objetivo desta dissertação é compreender de que maneira o olhar do formador influencia nas práticas e contribui para as aprendizagens de professores de inglês dentro de um contexto de formação em que o diálogo entre esses agentes é parte das premissas do programa de formação. Trata-se de pesquisa qualitativa, de natureza descritiva e exploratória (COHEN, MANION, 2002). Utiliza-se dos procedimentos delineados pela metodologia de análise de conteúdo (MORAES, 1999) para encontrar e compreender as mudanças e permanências de ações dos professores após a participação em Oficinas de Formação e durante as sessões de Acompanhamento (Feedback). Apoia-se, principalmente, nos conceitos de desenvolvimento profissional (OLIVEIRA-FORMOSINHO, 2009), nos saberes docentes (TARDIF, 2012) e nos modelos de formação de professores com perspectiva crítico-reflexiva (NUNES e NUNES, 2013). Reflete sobre a formação inicial do professor de inglês e a valorização das línguas estrangeiras nas escolas públicas brasileiras (FERRO,1998; DINIZ-PEREIRA, 1999; LEFFA, 2001; PAIVA, 1997, 2003; BUSNARDI e FERNANDES, 2010) e consequentemente sobre os desafios para a formação contínua de professores de inglês para crianças (ROCHA, 2007; IALAOGA e DURAN, 2008; SEGANFREDO e BENEDETTTI, 2009). Conclui que um olhar que integra os conhecimentos dos agentes da formação (professor e formador) aos conhecimentos da formação promove mais aprendizagens, contudo, não é determinante, há mais o que se considerar. Finalmente, aponta para a necessidade de valorização dos saberes da prática e das concepções de ensino-aprendizagem, não só dos saberes disciplinares, para a criação de programas de formação de formadores.
Titre en anglais
Trainers and professional development for teachers of English: different looks, different practices
Mots-clés en anglais
English to young learners
Feedback
Professional development
Teacher development
Teacher educator
Teacher knowledge
Workshops
Resumé en anglais
This dissertation aims to understand how the vision of the education influences and contributes to teacher development in a context where dialogue between them is part of the premise of the teacher educator program. It is a qualitative research of exploratory and descriptive nature (COHEN, MANION, 2002). It relies on procedures from content analysis (MORAES, 1999) to search and comprehend changes or stagnation of teachers action after the course of workshops and during feedback meetings. The text is mainly grounded in the concepts of professional development (OLIVEIRA-FORMOSINHO, 2009) and teacher knowledge (TARDIF, 2012) as well as model for teacher development based on a critical-reflective perspective (NUNES e NUNES, 2013). It discusses under-graduation courses for English teachers and the value or not - of foreign languages in Brazilian public schools (FERRO, 1998; DINIZ-PEREIRA, 1999; LEFFA, 2001; PAIVA, 1997, 2003; BUSNARDI e FERNANDES, 2010); therefore, it brings out the challenges for English teachers when they attend in-service courses for teaching children (ROCHA, 2007; IALAOGA e DURAN, 2008; SEGANFREDO e BENEDETTTI, 2009). It concludes that if the trainer looks at the teacher and his/her knowledge in an integrative way, the teacher is more likely to gain new knowledge. However, the look is not determining, there is more to it. Finally, this dissertation suggests the need to value not only teacher educators academic knowledge, but experience and learning and teaching concepts as principles for being a teacher educator, among other criteria.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2014-11-19
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.