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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2009.tde-11092009-160324
Document
Auteur
Nom complet
Arlete dos Santos Oliveira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2009
Directeur
Jury
Moraes, Dislane Zerbinatti (Président)
Fonseca, Dagoberto José
Silva, Petronilha Beatriz Gonçalves e
Titre en portugais
Mulheres negras e educadoras: de amas-de-leite a professoras. Um estudo sobre a construção de identidades de mulheres negras na cidade de São Paulo
Mots-clés en portugais
história da profissão docente
identidade
mulheres negras
relações étnico-raciais
Resumé en portugais
O presente trabalho teve como objetivo discutir as relações sociais de professoras negras da cidade de São Paulo e entender qual o sentido dado à educação por estas mulheres. Considerando que a escola, a família, o mercado de trabalho e a comunidade contribuíram para a (re) construção da identidade pessoal e profissional das entrevistadas. Os sujeitos investigados são quatro professoras dos Centros de Educação Infantil da Zona Leste de São Paulo. A história oral foi utilizada como um modo de registro pessoal que está ligado à sua condição subjetiva de fazer memória dos fatos. Consideramos a memória como um exercício valorativo que espelha o caráter coletivo das lembranças e as entrevistadas, ao inscreverem suas memórias, evidenciaram quais os caminhos percorridos para a superação dos desafios e obstáculos encontrados na vida cotidiana. Nas lembranças dos fragmentos das histórias de vida nos foi possível constatar que o fato dessas mulheres negras se tornarem professoras é uma conquista em relação ao modo como foram posicionadas historicamente. Seus papéis estavam restritos ao espaço da casa, aos afazeres domésticos. As famílias acreditaram na escola como um meio de obtenção da desejada ascensão social e estabeleceram novas estratégias para que suas filhas se formassem no magistério, profissão considerada de maior prestígio social. A ascensão social significou neste caso abrir novas perspectivas de trabalho em relação à sua família de origem. Elas resistiram e reconstruíram uma identidade positiva de si mesma, em uma sociedade que muitas vezes não se esforçou para incluí-las.
Titre en anglais
Black Women and educators: From wet-nurses to teachers. A study about black women´s identities construction in São Paulo city.
Mots-clés en anglais
black women
ethnic-racial
identity
relations
teaching profession history
Resumé en anglais
This research aimed to discuss the social relations of black female teachers from São Paulo city and to understand the sense given to education by these women. Considering that school, family, labor market and comunity have contributed to women interviewee´s personal and professional identity (re)building. It is taken as investigated people four female teachers who work at Centers of Childhood Education placed from east of São Paulo. Oral history have been used as a way of personal registration connected to its subjective condition to make memory of facts. We consider memory as a valuable exercice which mirror the collective character of remembrance and while register their memories the interviewees showed up ways crossed to overcome challenges and obstacles found out in everyday life. From remembrance and fragments about history of life we could realise that the fact these black women have become teachers represents a conquest face the manner they have had been positionated historically. Their social roles were restricted to home space, to household. The families believed in school as a way of obtaining the desired social rise and they have established new strategies to graduate their daughters on teaching, wich is considered a profession with greater social prestige. Social rise meant in this case open up new perspectives of work related to their family of origin. They have resisted and rebuilt a positive identity of theirselfs, even in a society that most times haven´t make an effort to include them.
 
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ERRATA.pdf (1.39 Mbytes)
Date de Publication
2009-12-02
 
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