• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2008.tde-16062008-110057
Documento
Autor
Nombre completo
Rosa Maria de Freitas Rogério
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2008
Director
Tribunal
Almeida, Maria Isabel de (Presidente)
Gomes, Marineide de Oliveira
Vicentini, Paula Perin
Título en portugués
Caminhos de professoras: o desenvolvimento profissional docente nos anos iniciais do ensino fundamental.
Palabras clave en portugués
Ciclos de aprendizagem
Desenvolvimento profissional de professores
História oral
Professoras dos anos iniciais do ensino fundamental
Profissão docente
Resumen en portugués
Este é um estudo sobre como professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental se desenvolvem profissionalmente e produzem sua profissão. Buscamos compreender de que forma o desenvolvimento profissional de professoras é influenciado pela experiência e pelas vivências de cada uma delas na trajetória da carreira. Para compreendermos esse desenvolvimento, adotamos como referência a Rede Municipal de Ensino de São Paulo porque essa apresenta elementos importantes para nosso estudo como, por exemplo, a existência de um estatuto que legitima a profissão docente e que proporciona para os professores oportunidades de desenvolvimento profissional dentro da sua jornada de trabalho. Para responder aos objetivos propostos pela pesquisa, convidamos três professoras da Rede Municipal de Ensino com diferentes anos de experiência docente e que estavam atuando nos anos iniciais do Ensino Fundamental em 2006. Na tentativa de captar o relato das experiências vividas pelas professoras buscou-se o apoio da História Oral porque esta permite apreender a experiência vivida por determinados indivíduos (três professoras) num contexto macro social (profissão docente). Buscamos também os estudos sobre a carreira do professor, de modo a refletir sobre o seu percurso profissional e compreender como ocorre o processo de desenvolvimento profissional. Os estudos sobre a profissão docente tiveram como base as contribuições do português António Nóvoa (1986, 1991, 1995a, 1995b, 1998, 1999 e 2000) e das brasileiras Tanuri (1969 e 1979), Dias (2002), Marcílio (2005) e Castro (2005). Sobre o conceito de desenvolvimento profissional, buscamos apoio em Nóvoa (1995a e 2000), Marcelo Garcia (1994), Almeida (1999a, 1999b, 2004a, e 2004b), Souza (2005) e Day (1999). A hipótese orientadora desse estudo consistiu em considerar que o percurso do desenvolvimento profissional, que aparece no relato das professoras, ajuda a compreender os modos de ser professor na escola pública contemporânea. Elaboramos três categorias que nos orientaram no momento da análise dos dados: relação com o conhecimento, formação contínua e autonomia. Ao final da pesquisa, chegamos ao entendimento de que ao longo dos anos da carreira o professor vai se desenvolvendo profissionalmente, vai refletindo sobre seu modo de ser e de estar na profissão e vai criando e modificando sua ação pedagógica.
Título en inglés
Ways of teachers: the teaching professional development in the initial years of basic education.
Palabras clave en inglés
Learning cycles
Oral history
Teacher's professional development
Teachers of the basic education initial years
Teaching profession
Resumen en inglés
This is a study about how teachers of the initial years of the Basic Education are developing themselves professionally and how they are producing their profession. We search to understand how professional development of teachers is influenced by the experiences of each one of them during the career's trajectory. In order to understand this development, we adopt as reference the São Paulo's Municipal Education Net because it presents important elements four our study as, for example, the existence of a statute that legitimizes the teaching profession and that provides for the teachers opportunities of professional development inside their days' work. To answer to the objectives considered for the research, we invite three teachers of the Municipal Education Net with different years of experience. These teachers were teaching to the initial years of Basic Education in 2006. In the attempt to catch the story of the experiences lived by the teachers, we search the Oral History's support because this allows us to apprehend the person's lived experience (three teachers) inside the social context (teaching profession). We also search teacher's career studies in order to reflect about its professional trajectory and to understand how the process of professional development occurs. The teaching profession's studies have been supported by the contributions of Portuguese António Nóvoa (1986, 1991, 1995a, 1995b, 1998, 1999 e 2000) and by the contributions of Brazilians Tanuri (1969 e 1979), Dias (2002), Marcílio (2005) and Castro (2005). The professional development's concept has been supported by the contributions of Nóvoa (1995a and 2000), Marcelo Garcia (1994), Almeida (1999a, 1999b, 2004a and 2004b), Souza (2005) and Day (1999). The hypothesis that guides this study consists of considering the professional development, that is in the teachers' stories, as a help to understand the ways of being teacher in the contemporary public school. We elaborate three categories that have guided us during the data's analysis: relation with the knowledge, continuous formation and autonomy. To the end of the research, we reach the agreement that along the career's years the teacher have been developing itself professionally, have been reflecting about its ways of being in the profession and have been creating and modifying its pedagogic action.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2008-07-08
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.