• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2008.tde-20092013-135227
Documento
Autor
Nombre completo
Lilia Giacomini
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2008
Director
Tribunal
Masini, Elcie Apparecida Fortes Salzano (Presidente)
Costa, Maria da Piedade Resende da
Garcia, Nely
Título en portugués
Análise de um programa: "passo a passo" orientação e mobilidade para pessoas surdocegas
Palabras clave en portugués
Autonomia
Inclusão
Orientação e mobilidade
Surdocego pós-lingüístico
Surdocegueira
Resumen en portugués
O objetivo deste estudo foi analisar um programa de Orientação e Mobilidade para pessoas surdocegas, sugerindo caminhos para a inclusão na escola, no trabalho, e em outros ambientes; promovendo recursos para o desenvolvimento de autonomia e acessibilidade e sugerir diretrizes para novos programas, bem como, resgatar a auto-estima, a autonomia e, principalmente, a qualidade de vida para esta população. A pesquisa aponta a importância do protocolo de avaliação para o desenvolvimento do programa Passo a Passo de Orientação e Mobilidade para pessoas surdocegas visando realizar as adaptações necessárias nas técnicas de guia-vidente, bengala longa e a criação de recursos para favorecer um deslocamento orientado e seguro.
Título en inglés
Analysis of a program: "Step by step" guidance and mobility for deafblind people
Palabras clave en inglés
Autonomy
deafblind
Deafblindness
Inclusion
Orientation and mobility
Pos-linguistic
Resumen en inglés
The objective of this study was to analyze an Orientation and Mobility program for deafblind people, suggesting paths to inclusion at school, work, and other environments; promoting resources for the development of autonomy and accessibility and suggest guidelines to new programs, as well as, to recover self-esteem, autonomy and, mainly, the quality of life of this population. The research points out the importance of the assessment procedure for the development of the Orientation and Mobility Step-by-Step Program for deafblind people, which aims the realization of necessary adaptations in the long cane and sighted-guide techniques, and the creation of resources to favor a safe and oriented travel.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
LILIA_GIACOMINI.pdf (3.97 Mbytes)
Fecha de Publicación
2013-09-24
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.