Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2004.tde-21062005-104453
Documento
Autor
Nombre completo
Wellington Lima Cedro
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2004
Director
Tribunal
Moura, Manoel Oriosvaldo de (Presidente)
Santos, Vinicio de Macedo
Sforni, Marta Sueli de Faria
Título en portugués
"O espaço de aprendizagem e a atividade de ensino: o clube de matemática"
Palabras clave en portugués
Atividades de Ensino
Clube de Matemática
Educação Matemática
Ensino e aprendizagem
Espaço de Aprendizagem
Matemática (Estudo e ensino)
Teoria da
Atividade
Resumen en portugués
O presente trabalho tem como objetivo investigar as ações constituintes de um espaço de
aprendizagem, a partir dos pressupostos teóricos da abordagem histórico-cultural e da teoria
da atividade. Para irmos ao encontro deste objetivo, o desenvolvimento da investigação deu-se
por meio da elaboração, organização e análise de um conjunto de atividades direcionadas
para o ensino das equações do primeiro grau. No desenvolvimento deste conjunto de
atividades, procuramos orientar as ações dos alunos, de modo a corroborar com os princípios
de uma atividade de aprendizagem. Este conjunto de atividades foi organizado na forma de
um experimento didático, que foi conduzido com crianças do ensino fundamental (quinta
série) da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP, vinculadas ao projeto Clube
de Matemática. Coerente com os pressupostos da teoria da atividade, partimos dos motivos do
pesquisador, em busca das respostas às necessidades sentidas, como parte de uma comunidade
educativa. A partir daí, organizamos as ações desenvolvidas na investigação, por meio da
definição e caracterização dos sujeitos e da comunidade (alunos e professores), dos objetos da
atividade, dos instrumentos (as atividades orientadoras de ensino), das regras e forma de
divisão do trabalho. Com esta organização, caracterizamos o espaço de aprendizagem como o
lugar da realização da aprendizagem dos sujeitos orientado pela ação intencional de quem
ensina. A partir da análise das ações dos sujeitos, constatamos que a organização dos espaços
de aprendizagem deve ser pautada pela criação de três contextos: um contexto da crítica, um
contexto da descoberta e um contexto de prática social.
Título en inglés
The learning space and activities: The Math Club
Palabras clave en inglés
Activity Theory
Learning Space
Mathematical
Education
Mathematics Club
Teaching Activities
Resumen en inglés
The present work has as objective investigates the actions that constitute a learning space,
from the budgets theoreticians from the historical-cultural approach and from the activity
theory. To will go to the meeting of this objective, the development from the inquiry gave by
means of the elaboration, organization and analysis of activities directed for the teaching of
the equations of the first rank. In the development of these activities we find orient the actions
of the students, of way it corroborate with the beginnings of a learning activity. These
activities were organized in the form of an educational experiment, that was driven with
students of the basic education (10/11-year-old students) from Escola de Aplicação" from
the Faculdade de Educação" from the USP, linked to the Mathematics Club project.
Coherent with the budgets from the theory from the activity, we start from the motives of the
researcher, in search of the answers to the needs, as breaks of an educational community.
From, then, we organize the actions developed in the inquiry, by means of the definition and
featuring of the subjects and the community (students and teachers), of the objects from the
activity, of the instruments (the teaching advisers activities), of the rules and forms of division
of the work. With this organization we characterize the learning space as the place from the
achievement from the learning of the individuals oriented by the action intentional whose
teaches. From that, by means of the analysis of the actions of the subjects, we establish that
the organization of the learning spaces should be lined by the creation of three contexts: a
context from the critic, a context from the discovery and a social context of practice.
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Fecha de Publicación
2005-06-23