• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2012.tde-28092012-135241
Documento
Autor
Nombre completo
Ivan Martins Fontes Leichsenring
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2012
Director
Tribunal
Machado, Nilson Jose (Presidente)
Oliveira, Romualdo Luiz Portela de
Schwartz, Gilson
Título en portugués
O Sistema Qualis e a crise de valores na produção científica brasileira
Palabras clave en portugués
Doutrinas científicas
História da ciência
Periódicos e artigos científicos
Produção qualitativa versus quantitativa
Sistema Qualis
Resumen en portugués
Dentre os problemas da universidade pública hoje está o da ampliação desmedida de publicações científicas com o intuito de colocar o Brasil no rol dos melhores países em ciência e tecnologia sem um correspondente aumento na qualidade do que se produz. Em consequência, o aumento de nossa produção tem transformado o caráter de autarquia da instituição acadêmica e parece ser prejudicial à universidade, conduzindo-a de um estado de instituição social a outro de mera organização social. Nesta esteira, poderíamos quem sabe afirmar que o Sistema Qualis, da Capes, surge como um controle externo sobre o que se tem feito e produzido no ensino superior público e que apesar de seu acolhimento como regulador e hierarquizador da produção científica nacional por meio da publicação de periódicos, aparentemente sua aplicação não tem sido isenta de controvérsias. Parece-nos que há uma dissociação entre o que prega o discurso oficial por meio do Qualis e a realidade científica das universidades públicas, de vez que este tem ditado como o meio científico deve ajustar sua produção para atender uma demanda de progresso científico que deverá crescer em competência e excelência acadêmicas, obtendo-se assim, supostamente, qualidade. Por isso, propomos analisar os critérios utilizados pelo Sistema Qualis para a caracterização da excelência da produção acadêmica brasileira.
Título en inglés
The Qualis System and the crisis of values in the Brazilian scientific production
Palabras clave en inglés
History of science
Qualis System
Qualitative versus quantitative production
Scientific doctrines
Scientific periodicals and articles
Resumen en inglés
Among the public university problems today there is the out of measure enlargement of scientific publications with the purpose of inserting Brazil in the roll of the best countries in science and technology, without the corresponding increase in its publications quality. As a result, the increase of our production has been transforming the autarchy character and it seems to be harmful to university, conducting it from a state of social institution to another of simple social organization. On this course, we could assert that the Qualis System from Capes, arises as an external control over what has been done and produced in the public superior education and besides its welcoming as regulator and hierarchical organizer of the national scientific production by means of publication of periodicals, apparently its application has not been free from controversies. It seems that there is dissociation between what the official discourse preaches through Qualis and the scientific reality in public universities, since this system has been dictating how the scientific circle should adjust its production to supply a scientific progress demand, which should grow in academic competency and excellence, thus supposedly obtaining quality. For this reason, we propose to analyze what Qualis criteria understands by quality in the context of Brazilian academic production.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2012-10-01
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.