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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2010.tde-29112010-141231
Documento
Autor
Nome completo
Ceciana Fonseca Veloso de Melo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Pinazza, Monica Appezzato (Presidente)
Carneiro, Maria Angela Barbato
Kishimoto, Tizuko Morchida
Título em português
Narrativas infantis: estudo da agência da criança no contexto de uma creche universitária
Palavras-chave em português
educação infantil
filosofia da experiência
jogos e brincadeiras
narrativas infantis
pedagogia da participação
Resumo em português
Esta dissertação de mestrado tem por objeto de estudo as narrativas de crianças de 4 anos, de um agrupamento de creche universitária, com Projeto Político Pedagógico que se aproxima de propostas da chamada pedagogia da participação: reconhecendo na ação comunitária (que inclui a agência da criança) a força do processo educativo. Segundo as perspectivas de John Dewey, um dos pioneiros da educação nova ou progressiva, a Filosofia da Experiência é capaz de orientar as práticas pedagógicas não transmissivas, revisando e ressignificando os saberes constituídos. Desde Rousseau, no século XVIII, até os dias atuais, buscam-se novos caminhos para a educação de crianças, reconhecendo sua especificidade e seus direitos à participação em questões que lhes afetam. Para atingir os objetivos de uma educação de qualidade para a primeira infância, deve-se romper com as históricas tendências escolarizantes das propostas pedagógicas e considerar a cultura infantil em sua diversidade, tendo nas brincadeiras simbólicas seu eixo norteador. As teorizações do psicólogo contemporâneo Jerome Bruner, sobre a competência linguísticas das crianças e a capacidade de perceber e construir significados culturais fazem das narrativas infantis uma ferramenta para a pedagogia da participação. Adotou-se a investigação empírica para o registro de narrativas de crianças em instituição de educação infantil, que são analisadas e interpretadas a partir de três categorias: sequencialidade, experiências vividas e afastamentos do canônico. Desde cedo as crianças já possuem conhecimentos expressos por suas narrativas que podem orientar as práticas pedagógicas não apenas com o intuito de escutar as vozes das crianças, mas de entender, estimular e compartilhar conhecimentos, numa troca entre cultura de pares (criada pelas relações entre crianças) e cultura adulta (amparada pela criança), formando uma verdadeira comunidade aprendente.
Título em inglês
Children´s narratives: a study of child´s agency in the context of a nursery school within a university.
Palavras-chave em inglês
child education
games
narratives for children
pedagogy of participation
philosophy of experience
Resumo em inglês
This paper is an object of study of children narratives aged four years, a group of nursery education, with political-pedagogical project approaching proposals named pedagogy of participation: recognizing in communitys action (which includes the agency's child) the strength of the educational process. According to the perspectives of John Dewey, one of the pioneers of the "new" education or progressive philosophy of experience is able to steer non-transmissive teaching practices, reviewing and giving new meaning to the knowledge acquired. Since Rousseau, the eighteenth century to the present day, one seeks new ways to educate children, recognizing their specificity and their rights to participation in matters affecting them. To achieve the goals of quality education for early childhood, we must break with pedagogical proposals historical trends of schooling and consider the children's culture in its diversity, and in symbolic play its guiding lights. The contemporary theories of the psychologist Jerome Bruner, on the linguistic competence of children and the ability to perceive and construct cultural meanings of the narratives for children are a tool for pedagogy of participation. We adopted the empirical research to record narratives of children in early childhood education institution, which are analyzed and interpreted from three categories: sequential, factual indifference and removals of the canonical. From an early age children already have knowledge expressed in their narratives that can guide the pedagogical practices not just in order to hear the voices of children, but to understand, stimulate and share knowledge in a cultural exchange between pairs (created by the relationships between children ) and adult culture (aided by the child), forming a true learning community.
 
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Data de Publicação
2010-12-13
 
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