• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.5.2009.tde-23022010-131238
Document
Auteur
Nom complet
Paulo Sérgio Chiarelli
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2009
Directeur
Jury
Martins, Lourdes Conceição (Président)
Ferreira Filho, Celso
Santos, Ubiratan de Paula
Titre en portugais
Efeito da poluição do tráfego na pressão arterial dos agentes de trânsito em Santo André
Mots-clés en portugais
Doenças cardiovasculares
Emissões de veículos
Poluição do ar/efeitos adversos
Pressão arterial e exposição ocupacional
Resumé en portugais
A constante exposição à poluição do ar continua acometendo a saúde das populações, resultando num aumento da morbidade e mortalidade decorrente de problemas respiratórios e cardiovasculares. O estudo é transversal, com o objetivo de avaliar as modificações na pressão arterial sistêmica, e pressão de pulso, em indivíduos do gênero masculino, jovens, expostos à poluição do tráfego no município de Santo André, região metropolitana da Grande São Paulo - Brasil. Os níveis horários diários de poluentes do ar obtidos junto a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), as informações sobre temperatura e precipitação foram obtidas junto ao Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Foi realizada a análise descritiva de todas as variáveis do estudo. Foi utilizado o modelo de equação linear, tendo como variáveis dependentes a pressão arterial sistólica (PAS), pressão arterial diastólica (PAD) e pressão de pulso (PP), os poluentes do ar como vaiáveis independentes, e como variáveis de controle a temperatura mínima, precipitação, período de trabalho e período do dia. Foram analisados 19 agentes de tráfego do município de Santo André. A média de idade do grupo estudado foi de 42,8 (dp = 5,2) anos, variando entre 32 e 51 anos. Quanto ao IMC, temos que a média do grupo estudado foi de 25,2 (dp = 2,8), variando entre 19,2 e 29,4. Observa-se que para cada aumento de um interquartil no nível de PM10 (34g/m3) a PAS aumenta em 1,35 mmHg (IC95%: 0,40; 2,30), a PAD horária aumenta em 1,35 mmHg (IC95%: 0,57; 2,13), e a PP horária aumenta em 1,35 mmHg (IC95%: 0,40; 2,30) na hora de exposição. Os agentes de tráfego no município de Santo André apresentaram aumento da PAS, PAD e PP com a exposição ao PM10 e do O3. Os agentes de tráfego apresentaram aumentos nos níveis da pressão arterial e pressão de pulso com a exposição a poluição do ar em Santo André
Titre en anglais
Traffic air pollution effect in the blood pressure of traffic agents in Santo André, São Paulo, Brazil
Mots-clés en anglais
Air pollution/adverse effects
Blood pressure and occupational exposure.
Cardiovascular diseases
Vehicle emissions
Resumé en anglais
The constant exposition to air pollution continues to cause the populations health problems, and its result an increase of morbidity and mortality by respiratory and cardiovascular diseases. This is a cross-sectional study which aims to assess the modifications in the systemic blood pressure and the pulse pressure in young male individuals, exposed to the traffic pollution in Santo André city, metropolitan region of the Greater São Paulo in Brazil. The hourly daily levels of air pollutants were obtained from the Technology Institute for the Environment and Sanitation of São Paulo State (CETESB), the information by temperature and precipitation was obtained from the National Meteorology Office (INMET). There has been carried out a descriptive analysis of all variables of the study. The linear equation model has been used, having as dependent variables the systolic blood pressure (SBP), the diastolic blood pressure (DBP) and the pulse pressure (PP), the air pollutants as independent variables, and as control variables the minimum temperature, precipitation, working period and day time. A number of 19 traffic agents in Santo André city have been analysed. The average age of the studied group was of 42.8 (sd = 5.2) years old, ranging from 32 to 51 years old. Concerning the BMI, we have got the information that the average of the studied group was of 25.2 (sd = 2.8), ranging from 19.2 to 29.4. It is observed that for an interquartile range increased in PM10 (34g/m3), the SBP increases in 1.35 mmHg (CI95%: 0.40; 2.30), the DBP increases in 1.35 mmHg (CI95%: 0.57; 2.13), and the PP increases in 1.35 mmHg (CI95%: 0.40; 2.30) at the exposure time. The traffic agents in Santo André city presented increase of SBP, DBP and PP with the exposure to PM10 and to O3. The traffic agents from Santo André presented higher arterial blood pressure and pulse pressure levels associated with the air pollution exposure in Santo André city
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
PauloSChiarelli.pdf (1.41 Mbytes)
Date de Publication
2010-03-15
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.