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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2016.tde-10032016-130725
Documento
Autor
Nome completo
Regina Marcia Bordallo de Mesquita
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Eugênio, Marcos Francisco Napolitano de (Presidente)
Cardoso, Mauricio
Poletto, Fábio Guilherme
Rago Filho, Antonio
Santos, Daniela Vieira dos
Título em português
Da bossa à barricada? Engajamento político e mercado na carreira de Geraldo Vandré (1961-1968)
Palavras-chave em português
Canção popular
Luta armada
Mercado fonográfico
Música brasileira
Música popular
Regime militar
Resumo em português
Este trabalho teve por objetivo analisar, a partir do estudo da trajetória musical de Geraldo Vandré, no período compreendido entre o surgimento da chamada Bossa Nacionalista na canção popular brasileira e o ano de 1968 - quando da implementação do AI 5 - a mudança de postura de certos setores do campo musical que, acompanhando as transformações ocorridas na conjuntura política do país, paulatinamente vão deixando de lado o caráter inicialmente denunciativo da bossa engajada para ingressar na luta de resistência ao regime militar. Durante este processo, foi possível observar as imbricadas relações entre a construção de um projeto estético ideológico de esquerda e a necessária ligação com o mercado fonográfico e de entretenimento, assim como o entrecruzamento com setores envolvidos com a luta armada contra o governo.
Título em inglês
Da Bossa à barricada? Political engagement and market Geraldo Vandré Career (1961-1968)
Palavras-chave em inglês
Armed struggle
Brazilian music
Military regime
Phonographic market
Popular music
Popular song
Resumo em inglês
This paper had the aim of analyzing throughout the study of Geraldo Vandrés career compromised in a period between the appearance of Bossa Nacionalista in Brazilian popular song and 1968-during the AI 5 implementation- the different behavior in certain sections of the musical field that following the changes in the countrys political context leaves behind the initial bossas criticizing tone to engage in resistance with the military regime. In this process, it was possible to observe the interlinking relations between the construction of an ideological esthetic Right-wing project and the necessary connection with the entertainment and phonographic market, likewise the intersection with evolved sections with the armed struggle against the military government.
 
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Data de Publicação
2016-03-10
 
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