• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2014.tde-11112014-185237
Documento
Autor
Nombre completo
Ana Luisa Feiteiro Cavalari Lotti
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2014
Director
Tribunal
Aquino, Zilda Gaspar Oliveira de (Presidente)
Pinto, Elisa Guimaraes
Santos, Sandoval Nonato Gomes
Título en portugués
Enunciados em jogo: a correlação entre língua e artes nas aulas de língua portuguesa
Palabras clave en portugués
Argumentação
Jogos teatrais
Língua Portuguesa
Resumen en portugués
Nesse trabalho, enfoca-se o enunciado em seu funcionamento e contexto real em sala de aula.Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Língua Portuguesa apontam para o fato de que a atividade mais importante dos professores deve ser a de criar situações em que os alunos possam operarem sobre a própria linguagem. Assim, os enunciados orais e escritos, atualmente, são compreendidos como a base do ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. Nessa perspectiva, a presente dissertação busca desenvolver um procedimento metodológico, o Jogo Teatral, que mobilize os alunos do Ensino Fundamental II a operarem sobre a própria linguagem por meio da produção de enunciados orais e escritos. Dessa forma, visamos desenvolver atividades didáticas que promovam a integração entre língua e Arte no ensino da argumentação. Isto se faz por meio da correlação entre o trabalho com enunciados em linguagem verbal e não verbal, e a linguagem teatral. Os Jogos Teatrais constituem-se em um método desenvolvido por Viola Spolin (2012 [1963]), diretora de teatro norte-americana, com o intuito de utilizálo o ensino de teatro para iniciantes, na preparação de atores, bem como no contexto escolar. Nossa fundamentação teórica está ancorada em uma concepção multidisciplinar de linguagem no bojo das teorias da Linguística, Filosofia e Psicologia. Soma-se a esta, o princípio sociointeracionistas da linguagem de Bakhtin (1992 [1929]); os fundamentos da Análise da Conversação, segundo Kerbrat-Orecchioni (1990); as teorias retóricoargumentativas, a partir de Amossy (2007); e os estudos de Goodwin (2003) e da nova ciência da gestualidade, entre outros. As atividades aplicadas permitem observar como resultados a integração entre língua e Arte, além de propiciar a interação dos sujeitos com e por meio das linguagens
Título en inglés
Linguistic statements at stake: the correlation between language and art in Portuguese Language classes
Palabras clave en inglés
Argumentation
Portuguese Language
Theater games
Resumen en inglés
This work focuses on linguistic statement in its real operation and context of production in the classroom. It is based on the Brazilian Curricular Parameters for Portuguese Language, which points that the most important teachers activity should be to create situations in which students can work on their own languages. In this perspective, we try to develop a new methodological procedure, the Theater Games, to mobilize elementary level students to operate their own language through the productions of oral and written linguistic statements. This way, we aim to develop didactic activities, which can promote the integration between language and Art in the teaching of argumentation skills. It is done through the correlation between the verbal and written linguistic statements and the theatrical language. The Theater Games are known as a method of training actors that was developed by Viola Spolin. It can also be used at school. Our theoretical background is based on a multidisciplinary vision of language according to Linguistic, Philosophy and Psychology. In addition is Bakhtins sociointeractionist principle of language (1992 [1929]), the perspective of Conversation Analysis, according to Kerbrat-Orecchioni (1990), the rhetoric-argumentative theories, from Amossy (2007), and Goodwin`s studies (2003) and the new gestural science. The applied activities allow us to observe the integration between language and Art as a result, in view of peoples interactions with and through language
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2014-11-11
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.