• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2019.tde-28022019-133545
Documento
Autor
Nombre completo
Sergio Mikio Kobayashi
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2018
Director
Tribunal
Gonçalves Segundo, Paulo Roberto (Presidente)
Aquino, Zilda Gaspar Oliveira de
Elias, Vanda Maria da Silva
Munhoz, Renata Ferreira
Título en portugués
Entre o meme e a campanha: representação e ação na cultura digital
Palabras clave en portugués
Cadeia de gênero
Campanha digital
Discurso
Gênero discursivo
Meme
Multimodalidade
Resumen en portugués
Esta dissertação tem por objetivo compreender a constituição sociodiscursiva de uma cadeia de gêneros no meio digital. O corpus utilizado nesta pesquisa consiste em um recorte da cadeia de gêneros denominado Bela, Recatada e do Lar, constituída por três nós: a reportagem Marcela Temer: Bela, Recatada e do Lar, publicada pela Revista Veja em abril de 2016; a campanha de Memes surgida como resposta à representação de mulher, realizada pela revista; e os tweets-resposta que avaliaram a participação dos homens na campanha. A fundamentação teórica a partir da qual se conduziu a pesquisa foi a Análise Crítica do Discurso de base faircloughiana (1989; 2010; 2011; 2013), somada a diálogos com conceitos do Círculo de Bakhtin (1979, 2003) e com as reflexões teóricas de Shifman (2013), Castells (2015), Saffioti (1987), Wolf (1992), Souza-Júnior (2011), Lévy (2000) e Elias (2014) a respeito das redes sociais, de gênero e de Meme. Em termos do aparato descritivo, cada nó da cadeia requisitou diferentes categorias de análise: para a reportagem, a descrição foi realizada por meio da Referenciação e da Categorização (Koch, 2014) e da transitividade (Halliday, 2004[1985])); para os Memes, recorreu-se à Interação entre o verbal e o visual (Unsworth, 2006); e para os tweets, utilizou-se a Avaliatividade (Martin e White, 2005). Através da descrição da reportagem, observamos uma representação de mulher subalterna às questões públicas e sexuais, que passa a ser ressignificada nos Memes quando mulheres e homens constituem uma campanha; na descrição dos Memes, apontamos relações lógico-semânticas de divergência, quando protagonizados por mulheres, e de concordância, quando protagonizados por homens, e, por fim, na descrição do twites que remetiam à participação de homens na campanha, observamos avaliações negativas majoritariamente, comprovando uma hegemonia discursiva feminista no Twitter. A análise sociodiscursiva, auxiliada pela descrição linguística dos nós da cadeia, comprovou a transformação de um discurso de resistência feminista em uma hegemonia nas redes sociais, verificada pela avaliação da participação de homens na campanha. Além disso, também foi possível promo ver um debate, ainda que inicial, de uma metodologia para pesquisa com gêneros discursivos em cadeia.
Título en inglés
Between memes and campaigns: representation and action in digital culture
Palabras clave en inglés
Digital campaign
Discourse
Genre chain
Genres of speech
Meme
Multimodality
Resumen en inglés
This dissertation aims to understand the sociodiscursive constitution of a genre chain in the digital environment. The corpus consists of a clipping of the genre chain named "Bela, Recatada e do Lar", constituted by three nodes: the article "Marcela Temer: Bela, Recatada e do Lar", published by Veja Magazine in April 2016; the Memes campaign emerged as a response to the women's representation in the magazine; and tweets-response that evaluated the participation of men in the campaign. The theoretical basis for this research was the Critical Discourse Analysis by Fairclough (1989; 2010; 2011; 2013), in addition to dialogues with Bakhtin Circle concepts (1979, 2003) and theoretical reflections of Shifman (2013), Castells (2015), Saffioti (1987), Wolf (1992), Souza-Júnior (2011), Lévy (2000) and Elias (2014), regarding social, gender and Meme networks. In terms of the descriptive apparatus, each node of the chain required different categories of analysis: for reportage, the description was based on the Reference and Categorization (Koch, 2014) and the Transitivity (Halliday, 2004 [1985])); for the Memes, the interaction between the verbal and the visual (Unsworth, 2006); and for tweets, the Evaluability (Martin and White, 2005). Through the description of the report, we noted a representation of subalternative woman to the public and sexual questions, that happens to be resignified in Memes, when women and men constitute a campaign; in the description of the Memes, we pointed out logico-semantic relations of divergence, when carried out by women, and agreement, when carried out by men, and, finally, in the description of the tweets that refer to the participation of men in the campaign, we observed negative evaluations mostly, proving a feminist discursive hegemony on Twitter. The sociodiscursive analysis, a ided by the linguistic description of the nodes of the chain, proved the transformation of a discourse of feminist resistance into a hegemony in social networks, verified through the evaluation of the participation of men in the campaign. In addition, it was also possible to promote a debate, even if initial, of a methodology for research with discursive genre chain.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2019-02-28
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.