• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2006.tde-01112006-155417
Documento
Autor
Nombre completo
Renata Maria Rodrigues Quirino de Sousa
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2006
Director
Tribunal
Mór, Walkyria Maria Monte (Presidente)
Prado, Guilherme do Val Toledo
Souza, Lynn Mario Trindade Menezes de
Título en portugués
"Professores de inglês da escola pública: investigações sobre suas identidades numa rede de conflitos"
Palabras clave en portugués
escola pública
identidade
língua inglesa
pedagogia crítica
professores
Resumen en portugués
O foco desta pesquisa é analisar a construção das identidades de professores de inglês que atuam no ensino público. Esta é uma pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, que visa investigar de que maneira ocorre essa construção identitária e quais os aspectos que mais a influenciam. Através de entrevistas e de questionários respondidos por professores de escolas públicas da cidade de São Paulo, e de entrevistas com alguns de seus alunos, procuramos realizar esta análise sob alguns aspectos ideológicos, como a busca por modelos institucionalizados e a formação de hábitos culturais. As concepções que embasam este trabalho são a identidade política e cultural, apontada por autores como Bakhtin (2002), Hall (2000) e Bhabha (1998), e a pedagogia crítica, desenvolvida por Freire (1970) e utilizada por autores como Giroux (1997) e Bianchetti (2001). Teorias sobre a construção de ideologias, apontadas por autores como Ricoeur (1988) e Bruner (1986), também fazem parte do estudo. As análises indicam que os principais fatores que levam à escolha da profissão de professor de inglês são o “gosto" pela língua e a crença na “necessidade" da aprendizagem dessa língua – ambos construídos pelos ideais neoliberais – além da busca pela “sobrevivência" no mercado de trabalho e pela ascensão social que esse conhecimento promete trazer ao indivíduo. A escolha da profissão se mostra, portanto, bastante influenciada pela ideologia neoliberal. A construção identitária, no entanto, não ocorre de forma passiva, já que os professores, também têm influência nas relações sociais e na formação de identidades. Notamos que os professores investigados nem sempre demonstram total consciência das construções sociais e culturais. Entretanto, observamos evidências de desenvolvimento crítico em vários depoimentos de professores. Além disso, notamos questionamentos de alguns alunos acerca da “real necessidade" de se aprender inglês.
Título en inglés
"English teachers in public schools: investigations about their identities in a net of conflicts"
Palabras clave en inglés
critical pedagogy
English language
identity
public schools
teachers
Resumen en inglés
This study focuses on the investigation of the professional identities of English teachers who work in public schools in the city of São Paulo. This is a qualitative research, with ethnographic aspects, aiming at analyzing the ways in which the professional identities of the investigated community are built. Through interviews with teachers and some of their students, as well as some questionnaires answered by some of the teachers, we have analyzed their identity construction under some aspects such as the adequacy to institutionalized models and the formation of cultural habits. The concept of identity used in this study is the concept of a social and political identity, pointed out by some authors such as Bakhtin (2002), Hall (2000) and Bhabha (1998). Other theories used in this study are the critical pedagogy, developed by Freire (1970) and also used by other authors like Giroux (1997), and Bianchetti (2001), as well as the theories of ideology construction, pointed out by authors like Ricoeur (1988) and Bruner (1986). The analyses indicate that the main factors that lead to the professional choice of English teachers are the “admiration" for the language and the belief in the “necessity" of learning it – both of them built by the neoliberal ideology – besides the search for “survival" in the job market and the social improvement that this knowledge promises to bring to the individual. The professional choice, therefore, has proved to be strongly influenced by the neoliberal ideology. The identity construction, however, does not take place in a passive way, since the teacher also influence in the social relations and in the construction of identities. It is noted that the teachers do not always demonstrate total awareness of the social and cultural constructions in a society. However, criticism was observed in various statements provided by the teachers. Besides, some students have questioned the “real necessity" of learning English.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Dissertacao.pdf (669.97 Kbytes)
Fecha de Publicación
2006-11-10
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.